Pibid inscreve até 16/9; inscrições no Programa de Residência Pedagógica são prorrogadas para 21 de setembro

Programas ofertam vagas e bolsas para alunos(as) de licenciatura EaD e presencial da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), comunica que estão abertas as inscrições à seleção de acadêmicos(as) para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e para o Programa de Residência Pedagógica (PRP). As vagas são destinadas a estudantes de licenciatura da UFSM. As inscrições no Pibid seguem até 16 de setembro. Já as inscrições na Residência Pedagógica foram prorrogadas para o dia 21 de setembro.

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que proporciona a acadêmicos(as) a sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica participantes do programa.

Para concorrer ao Pibid, o(a) candidato(a) não pode ter concluído mais de 60% da carga horária regimental de seu curso e deve estar matriculado em curso EaD ou presencial de licenciatura da UFSM. São ofertadas vagas nas seguintes áreas:

• Artes Visuais;
  • Ciências Biológicas (Santa Maria e Palmeira das Missões);
  • Educação Especial;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • História;
  • Língua Espanhola;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Pedagogia;
  • Química;
  • Sociologia; e
  • Teatro.

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Seu objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos(as) na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Podem concorrer ao PRP acadêmicos(as) de licenciatura EaD ou presencial dos cursos listados no Edital, que já concluíram no mínimo 50% da carga horária regimental ou que estejam cursando o 5º período do respectivo curso. As áreas contempladas no edital da Residência Pedagógica são:

• Artes Visuais;
  • Educação Especial;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática; e
  • Pedagogia.

Os Editais 035/2022 (Pibid) e 036/2022 (Residência Pedagógica), com os requisitos da seleção, cronograma dos processos e acesso ao sistema de inscrição, podem ser acessados em ufsm.br/prograd/editais.

Outras informações são obtidas pelo email copa.prograd@ufsm.br, inserindo-se, no campo Assunto, “Edital Seleção de Acadêmicos(as) PIBID/2022 ou Residência Pedagógica/2022”.