Colações de Grau na UFSM reforçam o caráter inclusivo e democrático da instituição

O sorteio das datas das solenidades do próximo semestre está agendado para o dia 26 de setembro, em reunião com diretores(as) das Unidades de Ensino

Desde 2018, a Universidade Federal de Santa Maria passou a assumir a organização e a promoção das solenidades de colação de grau de suas turmas.

A institucionalização das cerimônias tornou as formaturas acessíveis a todos(as) os(as) estudantes, isentando-os(as) de custos como locação de auditório, decoração do ambiente, sonorização e vestes talares.

Conforme a Resolução e a Instrução Normativa que regem o processo, o sorteio das datas das colações de grau para o próximo semestre será realizado no dia 26 de setembro, em reunião com os(as) diretores(as) das Unidades de Ensino.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) mantém, em seu site, uma página informativa a respeito das colações de grau.

Nela estão listadas as orientações gerais relativas à cerimônia, como definição do espaço, número de formandos(as), solenidades conjuntas entre cursos, escolha de patrono/patronesse e paraninfo(a), ensaios, discursos, aprovação do cerimonial e demais providências.

A página traz ainda uma lista das perguntas mais frequentes encaminhadas pelas Comissões de Formatura. No site, é possível também ter acesso à Resolução e à Instrução Normativa que orientam o processo.

Outras informações sobre colações de grau podem ser solicitadas ao e-mail prograd@ufsm.br.