Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferta cursos on-line de língua kaingang e guarani

As inscrições gratuitas terminam no dia 13/9



 

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/Prograd), disponibiliza dois cursos básicos on-line de língua kaingang e língua guarani. As inscrições seguem até 13 de setembro.

As aulas de guarani são abertas à comunidade em geral e serão realizadas às segundas e sextas-feiras, no horário das 17h às 18h30. As inscrições são realizadas via formulário, no link: https://forms.gle/iC8iRTaSwCyroAY28 . O ministrante será o professor Jonata Benites.

Já as aulas de kaingang são destinadas apenas à comunidade da etnia. As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, no horário das 17h às 18h30. As inscrições são realizadas via formulário, no link: https://forms.gle/rqcmCnESBK5sBFFb8. O ministrante será o professor Adilson Policena.

Outras informações podem ser solicitadas à Subdivisão de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas da UFSM, pelo e-mail caed.acoesafirmativas@ufsm.br e pelo telefone (55) 3220 8729.

Fonte: site CAEd/Prograd

 

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: imagem em formato quadrado, com fundo nas cores amarelo e marrom, relativa à divulgação de curso de língua. Na parte inferior, em segundo plano, há a imagem de um sol nascente, na cor laranja, que se alça por cima do perfil de altas árvores, na cor branca. Na lateral esquerda, há imagem de arte indígena guarani, consistindo de figuras geométricas formada por linhas pretas sobre um fundo de cor marrom escura. Ao centro, constam as informações sobre o curso: “Curso Básico de Língua Guarani”, “Inscrições abertas”, “Período de inscrições: 15/08 a 13/09”, “Público: Comunidade acadêmica e Comunidade Externa”, “Início das aulas: 16/09”, “Professor Jonata Benites”. As informações estão dispostas no sentido vertical, em formato centralizado. Abaixo, lê-se “Realização”, seguida, da esquerda para a direita, do brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. O brasão está circundado pela inscrição Universidade Federal de Santa Maria, tendo na base o ano 1960. À direita, há novamente o brasão, junto da inscrição “UFSM”, “Coordenadoria de Ações Educacionais”, “CAEd-PROGRAD” e, na sequência, no mesmo sentido horizontal, “SUBDIVISÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS”. Fonte da descrição: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 15 de agosto de 2022.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: imagem em formato quadrado, com fundo nas cores amarelo e bege, relativa à divulgação de curso de língua. Na parte inferior, em segundo plano, há a imagem de arvores altas e arbustos, na cor marrom. Na lateral esquerda, há imagem de arte indígena kaingang, consistindo de mosaicos nas cores vermelha, amarelo e preta. Ao centro, constam as informações sobre o curso: “Curso Básico de Língua Kaingang”, “Inscrições abertas”, “Período de inscrições: 15/08 a 13/09”, “Público: Acadêmicos de etnia kaingang e comunidade externa da etnia kaingang”, “Início das aulas: 15/09”, “Professor Adilson Policena”. As informações estão dispostas no sentido vertical, em formato centralizado. Abaixo, lê-se “Realização”, seguida, da esquerda para a direita, do brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. O brasão está circundado pela inscrição Universidade Federal de Santa Maria, tendo na base o ano 1960. À direita, há novamente o brasão, junto da inscrição “UFSM”, “Coordenadoria de Ações Educacionais”, “CAEd-PROGRAD” e, na sequência, no mesmo sentido horizontal, “SUBDIVISÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS”. Fonte da descrição: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 15 de agosto de 2022.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-19644

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes