UFSM oferece vagas para professores(as) da Rede de Educação Básica no Pibid e no Programa Residência Pedagógica

Bolsa mensal é de R$ 765,00. As inscrições terminam em 09 de outubro

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para a seleção de professores(as) da Rede de Educação Básica, para atuação como Preceptores(as) no Programa Residência Pedagógica (PRP) e como Supervisores(as) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

A bolsa mensal é de R$ 765,00. As inscrições seguem até o dia 09 de outubro.

Cabe, aos docentes preceptores e supervisores, planejar e acompanhar as atividades dos alunos de licenciatura da UFSM quando atuantes na escola, orientando a elaboração de relatórios, a aplicação de planos de aula e a produção de materiais didático-pedagógicos, entre outras atividades conjuntas com Coordenadores de Área e Docentes Orientadores.

Para o Programa Residência Pedagógica (PRP), são oferecidas 33 vagas para Professor(a) Preceptor(a) da Rede de Educação Básica. Podem concorrer professores(as) em exercício nas escolas de Santa Maria mantidas pela Secretaria de Município da Educação e pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

As bolsas são distribuídas em oito áreas: Artes Visuais, Educação Especial, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa e Pedagogia.

Já para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), são ofertadas 36 vagas para Professor(a) Supervisor(a) da Rede de Educação Básica. Podem concorrer professores(as) em exercício nas escolas de Santa Maria mantidas pela Secretaria de Município da Educação de Santa Maria e pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação. No Pibid, também podem concorrer professores(as) em exercício nas escolas de Palmeira das Missões mantidas pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação.

As bolsas são distribuídas em onze áreas: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Especial, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Sociologia.

Os Editais 052/2022 (Residência Pedagógica) e 050/2022 (Pibid), com o cronograma da seleção, requisitos, documentos solicitados e todas as orientações para inscrição, podem ser acessados no site ufsm.br/prograd.

A UFSM também está com Edital interno aberto, para seleção de Docente Orientador(a) na área de Pedagogia, pelo Programa Residência Pedagógica.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes.prograd@ufsm.br e pelo telefone (55) 3220.8389.