Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

“Brasil: Terra Indígena” traz Davi Kopenawa Yanomami à UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria promove, de 07 a 10 de novembro, a primeira edição do evento “Brasil: Terra Indígena – 522 anos de resistência“. A programação contará com Davi Kopenawa Yanomami, autor, roteirista, produtor cultural, Doutor Honoris Causa, xamã e líder político do povo Yanomami.

O evento integra a programação da 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. As inscrições, para recebimento de certificado, podem ser realizadas no link bit.ly/brasilterraindigena2022 .

Sobre o conferencista

Davi Kopenawa é presidente da Hutukara Associação Yanomami, onde atua como ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica. Ele é considerado uma das lideranças intelectuais, políticas e espirituais mais importantes no panorama contemporâneo de defesa dos povos originários, do meio ambiente, da diversidade cultural e dos direitos humanos, com reconhecimento nacional e internacional.

Davi recebeu vários prêmios internacionais, como o ONU Global 500 em 1988, a Ordem de Rio Branco pelo governo brasileiro em 1999 e o Prêmio Itaú Cultural em 2017. Em dezembro de 2020, foi eleito membro colaborador da Academia Brasileira de Ciências. Davi Kopenawa Yanomami também foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em coautoria com o antropólogo francês Bruce Albert, escreveu a obra “A queda do céu – Palavras de um Xamã Yanomami” em 2010.

Confira a programação:

07/11 (segunda-feira) – 19 horas – Exibição do documentário “Maraca”
Local: Saguão do Restaurante Universitário

08/11 (terça-feira) – 14 horas – Recepção a Davi Kopenawa Yanomami e às Lideranças Indígenas Locais, Regionais e Nacionais
Local: Casa de Estudantes Indígenas da UFSM (atividade fechada)

08/11 (terça-feira) – 19 horas – Conferência “Brasil, Terra Indígena: 522 anos de resistência”, por Davi Kopenawa Yanomami
Evento Satélite da 37º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM
Mediação do historiador Joceli Kaingang (UFSM) e do antropólogo Pablo Albernaz (UFRR)
Presença de lideranças indígenas locais
Local: Centro de Convenções da UFSM

09/11 (quarta-feira) – 09 horas – Audiência com o Reitor da UFSM e representantes da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/Prograd), com a presença de coletivo e lideranças indígenas (atividade fechada)

09/11 (quarta-feira) – 14 horas – Roda de Conversa: Saberes Afro-Indígenas
5º Fórum de Direitos Humanos da UFSM
Presença de lideranças indígenas e negras, estudantes, servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as)
Local: Espaço Multiúso da UFSM, ao lado da Reitoria

09/11 (quarta-feira) – 19 horas – Mesa-redonda: “Ações Afirmativas e Descolonização dos Saberes”
15º Salão de Extensão da UFSM

Laisa Kaingang (Doutoranda em Antropologia/UFPel)
Natanael Claudino (Cacique Aldeia Três Soitas de Santa Maria)
Jonatan Kaingang (ARPIN Sul)
Prof. Dr. Edson Damas da Silveira (UERR)
Prof. Dr. Pablo de Castro Albernaz (UFRR)
Profa. Dra. Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad (UFSM)
Profa. Dr. Anderson Luiz Machado dos Santos (UFSM)
Mediação: Joceli Kaingang (UFSM), Profa. Dra. Laura Senna Ferreira (UFSM) e Profa. Dra. Mariana Selister Gomes (UFSM)
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – Prédio 74-C, próximo ao Planetário

10/11 (quinta-feira):

Local: Auditório do Colégio Politécnico

10h – “Rapé e medicinas tradicionais”
14h – “Martírio e resistência Xakriabá”
17h – “Resistência do povo Pitaguary e povos indígenas do Nordeste”
19h – “Mulheres originárias reflorestando mentes para a cura da Terra”

A organização do evento é do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, do Departamento de Ciências Sociais, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFSM), da Liga Yandê/UFSM e do Coletivo Indígena da UFSM.

O evento é apoiado pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH/PRE/UFSM), pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena da UFSM, pela Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, pelo Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM e pelas Pró-Reitorias de Extensão (PRE), de Graduação (PROGRAD) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM.

Outras informações sobre o evento podem ser solicitadas ao email yande@ufsm.br.

Com informações do site https://ea.fflch.usp.br/autor/davi-kopenawa