Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM divulga sua programação na 50ª Feira do Livro de Santa Maria

Oficinas, exposições e lançamentos estão entre as atividades



 

Nesta sexta-feira (28), inicia-se a Feira do Livro de Santa Maria, na praça Saldanha Marinho. Especial de 50 anos de existência, a Feira se estende até o dia 13 de maio. Durante esses dias, a UFSM estará presente no evento com a banca da Editora e estande com intensa programação, que inclui lançamento de livros, oficinas, rodas de conversa, entre outros. 

 

Já no primeiro sábado, dia 29, a professora do Departamento de Ciências da Comunicação, Cláudia Bomfá, conduzirá a roda de conversa “Projetos Experimentais no campo da Produção Editorial”, às 10h. Ao longo do dia, entre 13h30min e 19h30h, o Colégio Politécnico estará presente mostrando projetos e atividades desenvolvidas. No domingo (30), no mesmo período, é a vez do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) desenvolver ações na Feira. 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) estará na Feira nos dias 1º, 03, 06, 08 e 10 de maio. Em todas as segundas e quartas-feiras do evento, será a vez do público infantil aproveitar as atividades trazidas pela Prograd. Das 13h30min às 19h, no estande da UFSM, será possível realizar pintura facial e participar de jogos educativos. Às 14h e às 15 h está prevista a Hora do Conto. A atividade “Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM”, será às 14h30min e às 15h30min. Para finalizar o dia, o Momento Musical acontece às 17h. Nos dias 8 e 10 de maio também acontecerá a Oficina de Circo – Projeto Cinecirco, às 16h. 

Na terça-feira (02), é hora dos Geoparques: a Pró-reitoria de Extensão (PRE) estará presente das 13h30min às 17h30min para compartilhar os trabalhos desenvolvidos no projeto. Assim, os presentes terão acesso à exposição de geoprodutos, à Mostra Casa de Cultura e à Mostra Estação Férrea de Restinga Sêca. 

Neste mesmo dia, uma série de lançamentos acontecem a partir das 17h30min:

  • Orientações de Profissionais da Saúde aos Cuidadores de idosos, por Kayla Ximenes, Livia Maria Stefanan e outros. 
  • Atuação multidisciplinar em Oncologia, de Melissa Medeiros Braz, Alice Melo da Trindade e outros
  • Convivendo com o linfedema após o Câncer, de Melissa Medeiros Braz, Alice Melo da Trindade e outros
  • Autocuidado para pacientes com Neuropatia Periférica Induzida por Quimioterapia, de Melissa Medeiros Braz, Camila Baldissera e outros autores.
  • Autoimagem genital Feminina, de Melissa de Medeiros Braz, Aline dos Santos Machado e mais pesquisadores.

Quinta-feira (4) é a oportunidade do público conhecer a Incubadora Social, que fará uma mostra de produtos às 13h30min. Às 14h30min acontecem apresentações das empresas juniores junto com mostra de trabalhos do Observatório de Direitos Humanos (ODH), que também apresentará os resultados do 1º Concurso Literário, feito em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFSM) e com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), cujo tema era “Vozes negras: lutas e conquistas”. A ação será às 16h30min.  

Também no dia 4 de maio, a Editora UFSM realizará sessão de lançamento no espaço de autógrafos da Feira do Livro, às 17h30min. 

As ações “Jogar é preciso: atividades lúdicas para adultos e idosos” e  “Espaços de leitura com bebês e crianças pequenas”, coordenadas pelas professoras Angela Isabel dos Santos e Daliana Löffler, respectivamente, serão realizadas na sexta-feira (5) e no domingo (7). Com a primeira sendo às 13h30min e a segunda às 15h30min. A atividade de Daliana se repete na quinta -feira (11), às 14h30min. A de Ângela, na sexta-feira (12), às 14h30min. 

A sexta-feira (05), encerra com lançamentos, a partir das 17h30min: 

  • Cinegrafando a Educação: até onde a sétima arte pode chegar, de Valeska Maria Fortes de Oliveira e Jéssica Dalcin da Silva
  • Glossário de gêneros e suportes textuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por Francieli Matzenbacher Pinton, Camila Steinhorst e Taís Barreto
  • Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada, por Cristiane Fuzer, Carla Carine Gerhard e outros. 
  • Guia prático para mandar bem no ENEM de língua inglesa, por Patrícia Marcuzzo e Amanda Petry Radünz.  

O final de semana é reservado para oficinas práticas. No sábado (6), às 10h, é a vez da oficina de jogos adaptados e contação de histórias, oferecidas pelo curso de Educação Especial da UFSM, pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) e pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O restante do dia é dos Programas de Educação Tutorial (PET). Às 13h, o PET Comunicação realizará uma oficina de escrita criativa. Às 16h, o PET Odontologia fará distribuição de livros, junto de oficina para crianças e contação de estórias (Saúde em Conto), este último começará às 17h.  

No domingo (7), a professora do Ipê Amarelo, Jucemara Antunes, conduz o momento “Materiais que se transformam em brinquedo na Educação Infantil”, às 16:30h. Esta atividade se repete na quinta (11), às 15h30min. Seguindo no domingo, a professora do Departamento de Ciências da Comunicação, Marília Barcelos, coordena a oficina “Marcando Histórias: ação de incentivo à leitura com confecção de marca páginas”, às 17h30min. 

Na terça-feira (9), a professora Marília retorna à Feira com a oficina “Comunicação e Bibliodiversidade: bate-papo sobre pesquisas e trabalhos experimentais”, às 14h30min.  A partir das 18h30min acontecem novos lançamentos:

  • Jardim Medicinal, por Tanea Maria Bisognin Garlet, Sílvia Villanova Lavallós e outros
  • Conhecendo a Diversidade da Flora Brasileira – Curiosidades e Passatempos , por Daniela Guimarães Simão, Aline Oriani e demais autores. 

Na quinta-feira (11), além das atividades pedagógicas, ocorrem lançamentos de diferentes áreas, a partir das 16h30min,  

  • Aleitamento materno, hábitos orais e introdução alimentar: tire suas dúvidas! Por Geovana de Paula Bolzan, Adeline Suzanne Zingler e outros;
  • Sling: benefícios, modelos e tipos de amarrações, por  Angela Kemel Zanella, Melissa Medeiros Braz e outros;
  • Cartilha de orientações em saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais, por  Angela Kemel Zanella, Melissa Medeiros Braz e outros;

Na sequência, às 17:30h, é a vez de: 

  • Gênero, Raça e Direitos Humanos: mitos versus verdades, por Mariana Selister Gomes, Fernanda Perez Mendonça e outros; 
  • Violência nos Campi Universitários: guia de apoio às mulheres da UFSM, por  Daniela Porto Giacomelli, Adriane Roso e outros;

Já às 18:30h: 

  • Observatório de Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria: Identidades, Trajetórias e Perspectivas, por  Victor De Carli Lopes e Flavi Ferreira Lisbôa Filho;
  • Comunicação + plural: cartilha para uma linguagem mais inclusiva, por Juliana  Petermann, Carolina Minuzzi e outros;

No penúltimo dia, sexta-feira (12), novos lançamentos estão previstos para acontecer a partir das 16h30min:

  • “Estudos, rotina e saúde mental: aprendendo com a pandemia”de Ana Júlia Vicentini e Bruna Pereira Alves Fiorin 

17h30min:

  • Educação Postural para escolas e academias públicas, por Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, Daniel Pozzobon e outros 
  • Cartilha didática para Educação Física Escolar – análise e desenvolvimento dos fundamentos técnicos, por Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, Lorenzo Iop Laporta e Darcieli Lima Ramos
  • Olhar luso-brasileiro da pedagogia por trás da canoagem em águas calmas, por Luiz Fernando Cuozzo Lemos, José Augusto Rodrigues Santo e outros
  • Educação Antidoping , por Daniela Lopes dos Santos, André Moreira de Oliveira e outros

18h30min: 

  • “Estudos Culturais, Comunicação e Patrimônio Cultural”, por Flavi Ferreira Lisboa Filho e Luciomar de Carvalho 

A 50ª edição da Feira do Livro se encerra sábado, dia 13, com um mergulho na extensão e na cultura local através de diversos lançamentos:

10h 

  • “UFSM no Distrito Criativo”, Flavi Lisboa em conjunto com o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, e outros. 

13h30min 

  • “PROGREDIR: Cultura, Turismo e Sustentabilidade no Geoparque Quarta Colônia”, por Flavi Lisboa, Angelita Zimmermann e Jaciele Carine Vidor Sell. Simultaneamente ocorrerá a mostra de produtos resultantes dos cursos Progredir. 

15h 

  • Memórias da Nona, por Cláudia Bulegon Cervo
  • Quarta Colônia: um olhar sobre a “cultura” do arroz como identidade e patrimônio cultural de São João do Polêsine-RS, por  Roselaine de Oliveira Bisognin;
  • Manual de Formatura PROGREDIR Geoparque Quarta Colônia, por Lana D’Ávila Campanella e Letícia de Oliveira Giovanelli;
  •  Capitéis de Nova Palma, por Alexandra Pozzatti Marchesan;
  • Domande in Veneto Brazilian -Mòduła de ła Gramàtega, por Luana Cerizolli;
  • Do mato ao prato, por Suzane Bevilacqua Marcuzzo;
  • Coletânea Diretrizes sobre o Turismo: melhores práticas para os serviços turísticos, por Caroline Ciliane Ceretta, Dalva Maria Righi Dotto e Mônica Elisa Dias Pons. 

A 50ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; CESMA; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A programação completa do evento pode ser encontrada no site da Feira do Livro.   

Confira o cronograma geral da participação da UFSM:

Semana 01:

SEX- 28/04

SÁB- 29/04

DOM- 30/04

 

10h – Roda de conversa: Projetos Experimentais no campo da Produção Editorial – Cláudia R.Z Bomfá

 

18h – Abertura da Feira do Livro

13h30min – Atividades do  Politécnico

13h30min –  Atividades do CTISM

 

Semana 02:

Seg (01/05) Ter (02/05) Qua (03/05) Qui (04/05) Sex (05/05) Sab (06/05) Dom (07/05)

13h30min –  Pintura facial e Jogos

14h – Hora do Conto

14h30min – Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

15h – Hora do Conto

15h30min – Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

17h – Momento Musical

13h30min –  

  • Exposição de geoprodutos
  • Mostra Casa de Cultura
  • Mostra Estação Férrea de Restinga Sêca

17h30min – Lançamentos

13h30min –  Pintura facial e Jogos

14h – Hora do Conto

14h30min – 

Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

15h – Hora do Conto

15h30min – Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

17h – Momento Musical

13h30min – Mostra de Produtos da Incubadora Social

14h30min –

  • Apresentação das EJs
  • Mostra de Trabalhos do ODH

16h30min Apresentação do Primeiro Concurso Literário “Vozes Negras” 2022

17h30min – 

Sessão de lançamentos da Editora UFSM 

13h30 min– Jogar é preciso: atividades lúdicas para adultos e idosos – Angela Isabel dos Santos

15h30min – Espaços de leitura com bebês e crianças pequenas – Daliana Löffler

17h30min – Lançamentos

10h – Oficina de jogos adaptados e contação de histórias

13h – Oficina de escrita criativa

16h – Distribuição de livros, oficina para crianças e contação de estórias – Saúde em Conto (início às 17h)

13h30min – Jogar é preciso: atividades lúdicas para adultos e idosos  – Angela Isabel dos Santos

15h30min – Espaços de leitura com bebês e crianças pequenas –  Daliana Löffler

16h30min – Materiais que se transformam em brinquedo na Ed. Infantil. – Jucemara Antunes

17h30min – Oficina Marcando Histórias: ação de incentivo à leitura com confecção de marca páginas – Marília Barcelos


Semana 03:

Seg (08/05) Ter (09/05) Qua (10/05) Qui (11/05) Sex (12/05) Sab (12/05)

13h30min –  Pintura facial e Jogos

14h – Hora do Conto

14h30min – Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

15h – Hora do Conto

15h30min – Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

16h – Oficina de Circo – Projeto Cinecirco

17h – Momento Musical

14h30min – Oficina Comunicação e Bibliodiversidade: bate-papo sobre pesquisas e trabalhos experimentais – Marília Barcelos

18h30min – Lançamentos

13h30min –  Pintura facial e Jogos

14h – Hora do Conto

14h30min – Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

15h – Hora do Conto

15h30min – Os Detetives do Saber dançando com os Robôs do CTISM

16h – Oficina de Circo – Projeto Cinecirco

17h – Momento Musical

14h30min – Espaços de leitura com bebês e crianças pequenas – Daliana Löffler

15h30min – Materiais que se transformam em brinquedo na Ed. Infantil – Jucemara Antunes

16h30min – Lançamentos

14h30min –  Jogar é preciso: atividades lúdicas para adultos e idosos – Angela Isabel dos Santos 

16h30min – Lançamentos

10h – Lançamentos

13h30min – Lançamentos

Fonte: ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-20729

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes