UFSM prepara-se para processo de recredenciamento institucional pelo MEC

Processo é obrigatório para o funcionamento das instituições de ensino superior e ocorreu pela última vez em 2011

Entre os dias 21 e 23 de junho, a Universidade Federal de Santa Maria irá receber uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o processo de recredenciamento da Instituição junto ao Ministério da Educação (MEC). Atualmente a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) tem realizado reuniões, levantamento de documentos e preparação da infraestrutura para o processo que é obrigatório para o funcionamento de todas as instituições de ensino superior do país.

A avaliação é a segunda das cinco etapas do processo de recredenciamento que iniciou em 2020 e já passou pelo despacho saneador, estágio onde o processo avaliativo é desenhado. Na segunda etapa, “três avaliadores estarão em contato conosco nestes dias para avaliar a universidade em 48 indicadores, divididos em 5 eixos do instrumento de avaliação utilizado pelo INEP”, explica Douglas Almeida, procurador educacional institucional da Prograd. Os eixos exigidos pelo MEC são: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão e Infraestrutura.

Durante a avaliação, a comissão solicita documentos, comprovantes e verifica a infraestrutura da instituição, como salas de aula, laboratórios, sanitários, restaurantes, espaços de convivência, entre outros. Reuniões com membros da comunidade acadêmica, representada por discentes, docentes e técnicos também fazem parte do processo de avaliação. A Prograd ainda articula sobre como esse chamamento à comunidade será realizado. Todo o processo será realizado de forma virtual, padrão adotado pelo MEC desde 2021, como relata o procurador educacional.

Além da avaliação, ainda há as etapas do parecer final e dos processos de deliberação e homologação. Ao final, as universidades recebem uma nota do MEC que varia de 1 a 5.  Na última avaliação, realizada em 2011, a UFSM foi avaliada com conceito 3. O recredenciamento ocorre periodicamente em um período que pode variar de 5 a 10 anos, a depender da nota obtida na avaliação anterior.

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Fonte: ufsm.br