Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições até 1º de junho para o PEG, Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional

Curso de licenciatura é destinado a bacharéis e tecnólogos(as) já formados(as), interessados(as) em dedicar-se à docência na Educação Profissional



 

A Universidade Federal de Santa Maria abriu inscrições para seleção ao PEG, Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional. O PEG é destinado a bacharéis e tecnólogos(as) já formados(as), interessados(as) em dedicar-se à docência na Educação Profissional, a fim de complementarem a sua formação por meio de disciplinas de cunho didático-pedagógico.

O PEG é um curso de graduação na modalidade licenciatura presencial, que habilita o(a) profissional para atuação como professor(a) em cursos de Institutos Federais, Escolas Técnicas, Politécnicas e instituições assemelhadas.

No segundo semestre letivo de 2023, a UFSM ofertará 150 vagas, distribuídas em seis eixos tecnológicos:

  • Ambiente e Saúde – 15 vagas: Para pessoas graduadas em Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Tecnologia em Gestão Ambiental e Terapia Ocupacional;
  • Controle e Processos Industriais – 25 vagas: Para pessoas graduadas em Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Eletrônica Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica e Tecnologia em Mecatrônica;
  • Gestão e Negócios – 25 vagas: Para pessoas graduadas em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Tecnologia em Gestão Pública; 
  • Informação e Comunicação – 30 vagas: Para pessoas graduadas em Análises de Sistemas, Bacharelado em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet;
  • Infraestrutura – 25 vagas: Para pessoas graduadas em Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Arquitetura e Tecnologia em Geoprocessamento; e
  • Recursos Naturais – 30 vagas: Para pessoas graduadas em Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Agropecuária, Tecnologia em Produção de Grãos e Zootecnia.

As inscrições seguem até o dia 1º de junho. A solicitação de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 75,00, pode ser realizada até o dia 12 de maio, de acordo com as instruções do Edital 056/2023-Prograd.

Lactantes e pessoas com deficiência podem solicitar atendimento específico para o dia da prova até 1º/6, no momento da inscrição.

A prova, composta por uma redação, acontecerá no dia 25 de junho de 2023, domingo, na cidade de Santa Maria, RS, com início às 09 horas e término às 12 horas. Na redação, será solicitada a produção de um artigo de opinião ou de uma carta aberta.

Todos(as) os(as) candidatos(as) devem ler atentamente o Edital, que traz o passo a passo para a inscrição e orientações para opção por cota ou ampla concorrência, bem como a lista da documentação exigida para confirmação de vaga, em caso de classificação.

Outras informações referentes à inscrição podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo email falecom@nisa.ufsm.br.

Informações específicas sobre o PEG, como disciplinas, avaliações e projeto curricular do curso, devem ser solicitadas ao email programaespecialep@ufsm.br ou consultadas no site ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/programa-especial-de-graduacao.

Serão ofertadas turmas no final de semana (às sextas-feiras, nos turnos tarde e noite, e aos sábados, no turno da manhã). O horário das aulas será informado posteriormente pela coordenação do curso.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-20796

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes