Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sedia encontro com pró-reitores de graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras




Encontro reuniu representantes de universidades de todo o país

Aproximadamente 100 pró-reitores de instituições de ensino superior do Brasil participaram da reunião entre o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) e o Colégio de Pró-Reitores de Graduação das IFES (CoGRAD), com objetivo de discutir os desafios e rumos da educação superior nacional. A abertura do evento ocorreu dia 15/6, às 8h30, no Salão Imembuí, no segundo andar do prédio da reitoria. O CoGRAD reúne os pró-reitores de graduação das universidades federais, enquanto o ForGRAD contempla os pró-reitores de Institutos Federais e também de universidades privadas. 

O Pró-Reitor de Graduação da UFSM e coordenador do CoGRAD, Jerônimo Tybusch, explica que o objetivo é gerar conhecimento e soluções coletivas para problemas compartilhados entre as instituições. “Nós formamos redes e grupos de trabalho para amadurecer de forma coletiva as problemáticas e desafios a respeito do ensino superior como a adequação do orçamento, licenciaturas e formação”, afirma.

Além de Jerônimo, participaram da mesa de abertura o reitor da UFSM, Luciano Schuch, o presidente do ForGrad, Assis Leão Silva, Ricardo Fonseca, o vice-coordenador do CoGRAD, Eduardo Cezari, e a vice-presidente do ForGRAD e Pró-Reitora de Graduação da Unipampa, Shirley Nascimento, instituição que também é anfitriã do encontro. 

UFSM dá exemplo para UNESCO e presidente do CNE fala sobre importância de políticas públicas

Reitor da UFSM falou sobre a importância da atuação conjunta das instituições

Em sua fala de abertura, o reitor da UFSM destacou a importância da articulação conjunta entre as universidades para responder aos questionamentos e ataques sofridos pelas instituições e servidores públicos. Schuch também falou sobre a importância da integração da universidade com a comunidade, trabalho reconhecido pela UNESCO na divulgação e atuação da UFSM nos Geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava. “A avaliadora da UNESCO disse que a UFSM era uma instituição ‘transgressora’, pois as universidades europeias não se envolvem na criação dos Geoparques, enquanto os projetos de extensão da universidade foram muito ativos nesse processo. O fato da UFSM ser uma ‘transgressora’ é algo que me deixa muito feliz”, afirmou o reitor. Outro desafio mencionado por Schuch foi a importância de repensar o ensino e as práticas em sala de aula, em um contexto em que os jovens utilizam cada vez mais a tecnologia, e o modo tradicional de ensino tem enfrentado dificuldades.

Ainda pela manhã, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi, participou da reunião por videoconferência. O presidente destacou a importância dos gestores das instituições de ensino superior levarem em conta como a desigualdade social afeta a trajetória educacional de cada aluno com evasões e déficit educacional, de forma que uma pequena parcela da população ingresse no ensino superior e uma menor ainda se mantenha, principalmente nas instituições públicas. 

Curi defendeu a implementação de políticas públicas para acesso, permanência e empregabilidade das minorias sociais e em situação de vulnerabilidade no ensino superior, como processos seletivos menos elitistas e que tornem a universidade mais acessível para a população em geral. À tarde, os pró-reitores se reuniram com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

Programação da reunião conjunta Cograd/Forgrad

O encontro teve programação científico-cultural até o sábado (17). Entre os eventos propostos, uma visita guiada dos pró-reitores pela UFSM e uma visita ao Geoparque de Caçapava do Sul. 

Dia 15 (Quinta-feira)

14h – Reunião com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
17h30 – Plenária ForGRAD 
17h30 – Visita ao Planetário UFSM e campus sede da Instituição

Dia 16 (Sexta-feira)

9h – Imersão de gestores para cocriar soluções

Dia 17 (Sábado)

8h30 – Saída para atividades culturais Geoparque e Unipampa 

Texto: Bernardo Silva, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Fonte: ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-20954

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes