UFSM é avaliada com conceito 5 pelo INEP

Universidade atingiu nota máxima na avaliação realizada pelo MEC

Nesta quarta-feira (28), o Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou o resultado do trabalho de recadastramento institucional que vinha sendo realizado na UFSM desde a última semana. Após a  análise de documentos, reunião com membros da comunidade acadêmica e visitação online, a Universidade recebeu a nota 5, ou seja, conceito máximo que atesta a excelência da Instituição.

O Conceito Institucional é conferido após a Instituição de Ensino Superior passar pelo processo de recredenciamento institucional. Nele, há a etapa de visitação, quando os avaliadores do Inep conferem as instalações da Universidade e confirmam se estão no funcionamento adequado. Na última semana, diversos prédios da UFSM receberam a visita e tiveram suas atividades apresentadas e para a equipe avaliadora.

A UFSM estava desde 2020 em preparação para a visita, que, por causa da pandemia, só ocorreu no presente momento. Com a nota alta, a próxima avaliação da Universidade está prevista para acontecer em 10 anos.

Martha Adaime, vice-reitora da UFSM, recebeu a notícia com felicidade e orgulho do trabalho desenvolvido. “Nós esperávamos por isso pois conhecemos o trabalho de toda a comunidade, mas foi um momento bastante tenso e de muito trabalho para todos. Assim como diz Luciano Schuch, nosso reitor, esse é um momento de celebrar, de mostrar o que fazemos e o que temos. Vejo esse 5 como um reflexo do trabalho de toda a comunidade”, finaliza.

O que é o Recredenciamento Institucional?

O Recredenciamento Institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da Instituição. O processo transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco por parte do INEP. Esta avaliação culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pela Instituição de Ensino Superior, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito Institucional (CI), graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

O processo contempla as dez dimensões determinadas pelo art. 3º da Lei 10.861 de 2004: a missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI); a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da Instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal; a organização e gestão da instituição; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e a sustentabilidade financeira.

São 48 indicadores de avaliação, divididos em cinco eixos:
Eixo 1- Planejamento e Avaliação Institucional;
Eixo 2- Desenvolvimento institucional;