Amarelo Todo o Ano: UFSM lança campanha de promoção e prevenção da saúde mental

Além da campanha, estão previstos cursos, discussões e criação de uma política institucional de saúde mental e protocolo de encaminhamento em situações de crise

Comprometida com a saúde mental da comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou, nesta quinta-feira (14), o lançamento de uma campanha de promoção e prevenção da saúde mental.

A iniciativa, em alusão ao Setembro Amarelo, também traz o lançamento da página oficial do Comitê de Saúde Mental (COSAME) da UFSM. Entre as atribuições do Comitê, estão discussões, já em andamento, sobre a criação de uma política institucional de saúde mental para a Universidade. Na página do COSAME, é possível encontrar materiais de leitura, consulta e interação para auxiliar na compreensão e na promoção da saúde mental.

Para complementar esses esforços, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) também anunciou o lançamento de um curso de capacitação especializado voltado para os servidores da UFSM, intitulado “Capacitação sobre Bem-Estar e Acolhimento no Ambiente Universitário”. O curso é dividido em três temas: ”Quem é o Estudante Universitário Atual?”; “Saúde Mental e seus Transtornos”; e “Psicoeducação da ansiedade”.

As inscrições devem ser feitas individualmente para cada um deles através do Portal de Capacitação e iniciam no dia 18 de setembro. O objetivo é oferecer ferramentas práticas e conhecimento especializado para apoiar o bem-estar na comunidade acadêmica. Uma equipe de profissionais especializados na prática do cuidado em saúde mental, engajada na tarefa de proporcionar ambientes mais saudáveis e acolhedores, será a responsável pelo desenvolvimento da ação.

No dia 09 de outubro, durante o Seminário de Gestão da UFSM, está prevista a apresentação das ações de prevenção e promoção de saúde mental da equipe educação-saúde da CAEd, bem como do trabalho em construção de um protocolo de encaminhamentos em situações de crise. Esse protocolo está sendo elaborado por um Grupo de Trabalho constituído por profissionais da saúde e com representantes de todos os campi.

Além disso, a equipe educação-saúde da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/UFSM) elaborou cartas direcionadas aos servidores  e estudantes. Nos documentos, são encontradas informações, orientações e indicações de serviços e atendimentos que podem ser realizados.

O site da CAEd também disponibiliza um fluxograma para orientar os encaminhamentos em Saúde Mental para Alunos(as) e Servidores(as) Docentes e Técnico-Administrativos(as) da UFSM. A promoção da saúde mental na universidade é uma responsabilidade compartilhada por todos.

Ilustração: Thaís Teixeira de Oliveira,  acadêmica do 8° semestre de Publicidade e Propaganda da UFSM

Fonte: ufsm.br