Professor António Nóvoa palestra na UFSM dia 9/10 sobre o futuro da escola pública e o papel dos educadores

Atividade é aberta ao público em geral e não necessita de inscrição

A Universidade Federal de Santa Maria e o Instituto Federal Farroupilha receberão, na próxima semana, um convidado de honra para debater sobre o papel das professoras e professores na contemporaneidade  e sobre o futuro da escola pública. O professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, participará de uma série de encontros na cidade para abordar a temática, junto a docentes e acadêmicos(as).

No dia 09 de outubro, segunda-feira, o professor Nóvoa vai proferir a palestra “Educar num mundo de incertezas: O futuro dos professores e da escola pública”. O encontro é aberto a alunos(as) e servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) da UFSM, bem como a toda a comunidade interessada no tema.

O evento começa às 19 horas, no Centro de Convenções (CC), no Campus Sede da UFSM em Camobi. A entrada é gratuita e não será necessário efetuar inscrição.

Sobre o palestrante – António Nóvoa possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, com mestrado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Suíça. É ex-reitor da Universidade de Lisboa, onde é professor titular do Instituto de Educação, além de palestrante, escritor e articulista na área de formação de professores, história e psicologia da educação. O professor Nóvoa foi homenageado pela UFSM em 2019 com o título de Doutor Honoris Causa, distinção também concedida pela UnB, UFRJ, Universidade Lusófona, Universidade do Algarve e outros centros de ensino.

O Professor Nóvoa cumpre extensa agenda na UFSM. No dia 9/10, às 9h, ele participa de reunião com Coordenadores de Programas de Pós-graduação e Pró-reitorias de Pós-graduação da UFSM e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), no Audimax (Centro de Educação da UFSM).

Também no dia 09, às 14h, ele se reúne com Pró-reitores de Graduação e Coordenadores(as) de Cursos de Graduação da UFSM e do IFFar, também no Audimax.

Ainda no dia 09, às 19h, ele ministra a palestra aberta ao público “Educar num mundo de incertezas: O futuro dos professores e da escola pública”, no Centro de Convenções da UFSM.

Já no dia 10, às 9 horas, o Professor António Nóvoa participa de Roda de Conversa com docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação do Centro de Educação da UFSM, no Audimax.

A realização dos encontros está a cargo do Instituto Federal Farroupilha e da UFSM, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Centro de Educação (CE) e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG).

Outras informações podem ser solicitadas ao email prograd@ufsm.br