Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Círculo de Debates do Programa de Residência Pedagógica em Geografia discute a reforma do Ensino Médio no dia 07/11

Encontram-se abertas as inscrições para o Primeiro Círculo de Debates do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia da UFSM. O tema desta edição é “A Educação Geográfica em Pauta”. Podem participar do evento estudantes de geografia da Universidade e de outras instituições de ensino, além de estudantes da Educação Básica, servidores(as) da UFSM e docentes da rede Municipal ou Estadual de Ensino, bem como todas as pessoas interessadas na temática.

Os quatro debates acontecerão às terças-feiras, nos dias 17 e 31 de outubro e nos dias 07 e 21 de novembro. A mesa 2 acontecerá apenas de modo on-line. O link será enviado ao e-mail das pessoas inscritas.

Será emitido certificado de 4 horas para cada palestra, o qual será enviado por e-mail ou pelo Portal Estudantil da UFSM.

O objetivo do encontro é estimular a educação geográfica, a formação inicial e continuada de professores(as), a inclusão na escola, a inserção do(a) profissional no mundo do trabalho e a reflexão sobre a identidade docente.

Confira a programação:

Mesa 1 – “A inserção do professor e da professora na estrutura da Rede Pública do Estado e a profissionalização docente”

Debatedoras: Profa. Adriana Medianeira Rodrigues Pilar (SMED) e Profa. Maria Eliza Rosa Gama (CE/UFSM)
Mediação: Prof. Rosalvo Luis Sawitzki, Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica UFSM

Data: 17 de outubro, das 16 às 19 horas
Local: no Anfiteatro Sérgio Pires (anfiteatro A, anexo ao prédio 17 – Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE), ou pela internet (o link de acesso on-line será enviado ao e-mail das pessoas inscritas).

Mesa 2 – “Inclusão na escola: Um desafio para a formação inicial e para os/as professores/as residentes” (apenas on-line)

Debatedora: Profa. Leonice Mourad (CE/UFSM)
Mediação: Acad. residente Jheiny Carolina
Data: 31 de outubro, das 16 às 19 horas (apenas on-line)

Inscrições para a Mesa 2 (apenas on-line): https://bit.ly/ufsmgeo2

Mesa 3 – “Reforma do Ensino Médio: Reformar o quê?”
Debatedor: Prof. Leonardo da Rocha Botega (Politécnico/UFSM)
Mediação: Acad. residente Gabriela Santiago e Profa. Fabiana Bianchini (Preceptora PRP/ Escola Profa. Margarida Lopes)
Data: 07 de novembro, das 16 às 19 horas

Inscrições para a mesa 3: solicite ao e-mail sandra.bolfe@ufsm.br

Mesa 4 – “Relatos de experiências da/na Residência Pedagógica: Ser e descobrir-se Professor/a”
Debatedores: grupos de cada Escola-Campo trazem relatos de suas vivências e experiências pedagógicas no PRP GEO/UFSM
Mediação: Profa. Sandra Ana Bolfe (Residência Pedagógica Geografia)
Data: 21 de novembro, das 16 às 19 horas

A promoção do evento é do Programa de Residência Pedagógica Geografia/UFSM e do Programa CAPES Nacional/MEC. O Círculo de Debates tem apoio do Curso de Geografia Licenciatura Plena, do Departamento de Geociências, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM.

Outras informações podem ser solicitadas ao email da Coordenadora do evento, sandra.bolfe@ufsm.br.