Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial (CTISM) estão com inscrições abertas para 2024

Processos seletivos ofertam 1.079 vagas, distribuídas entre ensino médio e cursos técnicos

Estão abertas até o dia 8 de novembro as inscrições para os processo seletivos dos Colégios Politécnico e Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São dois editais abertos: o Edital 102, voltado para interessados em vagas no ensino médio no Politécnico e cursos técnicos Integrados ao ensino médio no CTISM e o Edital 103, oferecendo vagas para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, conhecidos como pós-médio, também em ambos os Colégios.

Ao todo, 1.079 vagas são ofertadas nos Colégios da Universidade, sendo 35 vagas para o Ensino Médio no Colégio Politécnico e 75 vagas distribuídas em três cursos do Ctism, todos integrados ao Ensino Médio:

• Técnico em Eletrotécnica;
  • Técnico em Informática para a Internet e
  • Técnico em Mecânica.

Além dessas, outras 685 vagas estão distribuídas em 18 Cursos Técnicos presenciais do Politécnico:

• Técnico em Cuidados de Idosos;
  • Técnico em Enfermagem;
  • Técnico em Farmácia;
  • Técnico em Meio Ambiente;
  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Comércio;
  • Técnico em Contabilidade;
  • Técnico em Secretariado
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Agricultura;
  • Técnico em Agricultura de Precisão;
  • Técnico em Agropecuária (Diurno – Manhã);
  • Técnico em Agropecuária (Diurno – Tarde);
  • Técnico em Zootecnia;
  • Técnico em Alimentos;
  • Técnico em Paisagismo;
  • Técnico em Agrimensura; e
  • Técnico em Informática para Internet.

Também são ofertadas 60 vagas para o curso Técnico em Fruticultura, oferecido na modalidade a distância (EaD).  No Ctism são mais 224 vagas ofertadas para os cursos de:

• Automação Industrial;
  • Eletromecânica;
  • Eletrônica;
  • Eletrotécnica;
  • Mecânica;
  • Segurança do Trabalho; e
  • Soldagem.

Os processos seletivos serão realizados no dia 17 de dezembro, no campus sede da UFSM, com horário de acordo com o curso escolhido, previsto no respectivo Edital e Manual do(a) Candidato(a). Para os cursos do Edital 102, a prova acontecerá no turno da manhã. Para os cursos do Edital 103, a prova ocorrerá no período da tarde.

O estudante que visa uma vaga nos colégios da UFSM pode inscrever-se na ampla concorrência ou em oito modalidades diferentes de cotas, que estão detalhadas nos editais, sendo de responsabilidade do(a) candidato(a) inteirar-se acerca dos requisitos de cada uma e comprovar as condições declaradas, sob pena de perda da vaga.

A inscrição deve ser realizada em duas etapas: com o cadastro na página ufsm.br/colegios no “Link para Inscrição” do respectivo edital e, posteriormente, com o pagamento da taxa de inscrição via Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 50,00.

A lista de pessoas inscritas e seu respectivo local de prova serão divulgados no dia 29 de novembro, sendo de responsabilidade do candidato a conferência de seus dados e verificação do local. Demais informações acerca do dia da prova, conteúdos e vagas podem ser encontradas no Manual do Processo Seletivo do Edital 102 e do Edital 103.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo email falecom@nisa.ufsm.br.

Fonte: ufsm.br