Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

JAI: UFSM promove 38ª Jornada Acadêmica Integrada de 23 a 27 de setembro

JAI proporciona experiência acadêmica de apresentação e debate entre alunos

38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM ocorrerá de 23 a 27 de outubro, no Campus Sede da Universidade. Na oportunidade, participantes poderão apresentar suas pesquisas, assistir a demais apresentações e ainda conferir palestras e eventos-satélites. A JAI é organizada pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), de Extensão (PRE), de Graduação (Prograd) e de Inovação e Empreendedorismo (Proinova).

Além das sessões de apresentações orais e de pôsteres por área do conhecimento, outras modalidades da Jornada ocorrem, os chamados subeventos. Entre eles estão:

• a JAI Jovem, voltada aos alunos do ensino médio da região de Santa Maria, que apresentarão seus trabalhos no dia 24 de outubro; e a
  • a JAI Mirim, vez dos estudantes e professores da educação infantil e do ensino fundamental da Quarta Colônia exporem suas realizações, no dia 25 de outubro.

Paralelamente à JAI, a PRE realiza  o Salão de Extensão. O espaço contará com apresentações de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, oficinas e premiações, com o foco em práticas extensionistas. O evento acontecerá no Salão Imembuí, localizado no 2º andar da Reitoria, no dia 23, às 16h.

Além disso, palestras diversas, abertas ao público em geral, poderão ser conferidas ao longo da semana. Como a de abertura, marcada para o dia 23, às 10h, no Centro de Convenções: “Oralituras: divulgação científica e tecnológica para ‘adiar o fim do mundo’”, ministrada pelo astrofísico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Alan Alves Brito.

No dia 25, no Coworking Pulsar Incubadora, ocorre a Maratona de Inovação, promovida pela Proinova. Além de palestra com Felipe Ravanello, sócio fundador e diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, haverá o encerramento do Ideathon, a maratona de ideias realizada em cada Centro da UFSM ao longo do ano.

O Teatro Caixa Preta, anexo do prédio 40 do Centro de Artes e Letras (CAL), receberá palestra, oficina performativa e um recital de piano.

A música clássica também terá espaço em um concerto realizado pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) no dia 26, às 20h. O ingresso é solidário.

Mais de 20 eventos-satélites permearão os dias de JAI, como o XI Seminário Institucional do PIBID e o II Seminário Institucional Residência Pedagógica/UFSM.

Inscrições para ouvintes abertas até 20 de outubro

As inscrições de trabalhos para a 38ª edição da JAI estão encerradas. Após a etapa da avaliação, os selecionados estão sendo alocados para as apresentações orais, de banners ou performativas, conforme a disponibilidade de espaços e a intenção dos autores. O quadro final das apresentações e a programação completa podem ser acessados no site ufsm.br/jai

Já na modalidade de ouvinte, as inscrições estão abertas até o meio-dia de 20 de outubro. Esta modalidade é voltada para quem quiser acompanhar as diferentes atividades (palestras, eventos-satélites, apresentações de trabalhos, etc). O ambiente de inscrições pode ser acessado aqui. Na aba da programação, pode-se verificar as opções disponíveis e os detalhes de cada uma das atividades.

Para outras informações., a organização do evento disponibiliza o email jai@ufsm.br.

Fonte: ufsm.br