Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições para o Vestibular e Processo Seletivo Seriado UFSM 2024 são prorrogadas para 26 de dezembro

Também foram divulgados editais de seleção para indígenas, pessoas trans, pessoas com deficiência e para os cursos de Música



 

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou o Edital e o Manual do Candidato do Vestibular UFSM 2024. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024. O candidato, no momento da inscrição, poderá optar por realizar as provas nas cidades de:

  • Cachoeira do Sul (RS);
  • Curitiba (PR);
  • Florianópolis (SC);
  • Frederico Westphalen (RS);
  • Palmeira da Missões (RS) e
  • Santa Maria (RS). 

Ao todo, serão ofertadas 1.831 vagas para ingresso em 2024, sendo 122 vagas para os cursos lotados no Campus UFSM de Cachoeira do Sul, 120 vagas para os cursos lotados no Campus de Frederico Westphalen, 127 vagas para os cursos lotados no Campus UFSM de Palmeira das Missões e  e 1.462 vagas para os cursos localizados no Campus Sede de Santa Maria. 

Inscrições e isenção de taxa

As inscrições foram prorrogadas para 26 de dezembro e devem ser feitas pelo link disponível no site ufsm.br/vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 e deve ser paga até 28 de dezembro, conforme orientações disponíveis no Manual do Candidato retificado.

Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler integralmente o Edital e o Manual do Candidato, para não cometer deslizes e certificar-se de que possui toda a documentação a ser apresentada em caso de classificação, podendo comprovar todas as condições declaradas, principalmente se for concorrer por alguma cota, sob risco de indeferimento e perda da vaga

Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato deverá possuir cadastro no sistema de login único do Governo Federal (gov.br). 

Vagas

No momento da inscrição, o candidato deve atentar-se na escolha da cota. É de responsabilidade do candidato verificar se está de acordo com as exigências descritas para cada categoria, conforme o Manual do Vestibular UFSM 2024. Uma das novidades desta edição são as cotas para candidatos autodeclarados quilombolas.

Neste ano, também serão ofertadas vagas suplementares, além das previstas pelo sistema de cotas e ampla concorrência:

  •  para candidato Medalhista em Competições de Conhecimento, que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada; e
  • para candidato com idade igual ou superior a sessenta anos na data da prova, que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada.

Provas

A prova do vestibular terá 120 questões de múltipla escolha e uma prova de redação, contemplando habilidades das diferentes áreas da Educação Básica. 

O processo seletivo acontece em dois dias:

  • no dia 13 (sábado), a prova será aplicada no turno da tarde, das 13h30min às 16h30min;
  • no dia 14 (domingo), a prova será em dois turnos: manhã, das 8h às 11h, e tarde, das 13h30min às 18h30min.

Treineiros

Outra novidade deste ano é a possibilidade de candidatos que estejam no 2° ano do Ensino Médio se inscreverem como treineiros.  O participante “treineiro” estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados da nota de redação, os quais serão anunciados somente após a publicação da Classificação Final, em data a ser definida. 

Os dados dos candidatos inscritos nesta modalidade serão processados separadamente, assim como seus nomes não poderão figurar na classificação final dos candidatos aprovados, mesmo que alcancem pontuação para tanto.

Dúvidas referentes ao processo de inscrição podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.brO Manual do Vestibular UFSM 2024 contém normas e informações detalhadas relativas à sistemática de inscrição, etapas destinadas à classificação, e demais informações necessárias ao candidato.

Cabe à pessoa interessada acompanhar periodicamente o cronograma e as publicações referentes ao Edital 131/2023-Prograd, tais como adendos, retificações, erratas, homologações e convocações

A UFSM também já está com inscrições abertas para:

Os editais podem ser conferidos no site ufsm.br/prograd.

Com informações do portal ufsm.br. 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-21783

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes