Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrição de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade para ingresso nos cursos de graduação da UFSM pode ser feita até 29 de janeiro



 

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Graduação torna pública a abertura do Edital do Processo Seletivo para Ingresso de Refugiados(as) e Imigrantes em situação de vulnerabilidade.

As pessoas ingressantes por este edital serão matriculadas no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2024, conforme oferta de vagas do respectivo curso de graduação escolhido, seguindo a sequência inicial aconselhada de disciplinas de cada curso.

Em conformidade com a Resolução UFSM Nº. 041/2016, serão admitidas pessoas que estejam na condição de refugiadas ou imigrantes em situação de vulnerabilidade que tenham:

I – Concluído estudos de ensino médio ou equivalente no país de origem, ou em outro país onde residiram;

II – Sido impossibilitadas de dar continuidade ao ensino técnico ou superior no país de origem, ou em outro país onde residiram, pelo motivo da imigração, ou que já tenham concluído tais estudos equivalentes e não lhes seja de interesse a revalidação de diploma.

Não será admitida neste processo seletivo pessoa na condição de refugiado ou imigrante em situação de vulnerabilidade que tenha concluído o ensino médio regular ou superior no Brasil. Presume-se imigrante em situação de vulnerabilidade a pessoa portadora de residência por acolhida humanitária.

O processo seletivo é composto pela inscrição e pela análise da documentação solicitada, a ser realizada pela Comissão de Seleção designada pela Prograd, e constará das seguintes fases:

I – Inscrição através do procedimento descrito no item 4 e subitens seguintes do Edital;
II – Análise da documentação exigida.

A Comissão de Seleção realizará unicamente o processo seletivo a que se refere esta Edital, não sendo responsável pelas análises e solicitações eventuais relativas ao Benefício Socioeconômico e/ou acesso à Moradia Estudantil, que são responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (ufsm.br/prae)

Cada candidato(a) somente poderá realizar inscrição em um único curso ofertado no Edital. No caso de múltiplas inscrições, será levada em consideração a última inscrição realizada.

O ingresso na Universidade Federal de Santa Maria através da Resolução Nº 041/2016 somente poderá ser realizado uma única vez.

O Edital 137/2023-Prograd traz todas as orientações necessárias. Outras informações podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-21875

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes