UFSM oferta 5.358 vagas para transferências internas e externas, reingressos e para portadores de diploma superior nos cursos presenciais de graduação

Edital de Ingresso e Reingresso está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou, na tarde desta sexta-feira (02/02), a abertura de inscrições ao Processo Seletivo de Ingresso e Reingresso em Cursos presenciais de Graduação da UFSM. A confirmação de vaga e o início das aulas estão previstos para o 1º semestre letivo de 2024.

Ao todo, são 5.358 vagas, distribuídas em 85 cursos, no campus sede da UFSM em Santa Maria e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. A distribuição das vagas e a lista de cursos podem ser conferidas junto ao Edital, publicado no site ufsm.br/prograd.

O prazo de inscrição com envio da documentação solicitada segue até o dia 15 de fevereiro. A solicitação de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 92,50, deve ser feita entre os dias 07 e 08 de fevereiro, no momento da inscrição e envio da documentação.

O Edital é composto pelas Orientações Gerais e pelos Editais de Ingresso e Reingresso específicos de cada Curso de Graduação participante da seleção.

As Orientações Gerais são normatizadas pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Já os Editais específicos de Ingresso e Reingresso são de responsabilidade de cada Curso de Graduação participante. Nas publicações constam as datas, normas e orientações para a participação na seleção, as quais deverão ser seguidas pelos candidatos e candidatas.

Antes de iniciar a inscrição, é necessário que as pessoas interessadas verifiquem se atendem às modalidades ofertadas pelo curso e aos documentos exigidos no edital específico do curso de interesse.

Conforme a Resolução N. 125/2023 da UFSM, existem cinco modalidades possíveis de ingresso na UFSM por este Edital. Nem todos os cursos ofertam todas as modalidades:

REINGRESSO (R): Para candidatos(as) que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam reingressar no mesmo curso previamente abandonado/cancelado (mesmo código de curso);

TRANSFERÊNCIA INTERNA (TI): Para candidatos(as) regularmente matriculados(as) ou com trancamento total do semestre em curso de graduação da UFSM de qualquer campi, que pretendam trocar para outro curso de graduação da UFSM;

TRANSFERÊNCIA EXTERNA (TE): Para candidatos(as) regularmente matriculados(as) ou com trancamento total em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), que pretendam ser transferidos(as) para a UFSM;

PORTADOR DE DIPLOMA (PD): Para candidatos(as) diplomados(as) em Cursos de graduação reconhecidos nacionalmente;

REINGRESSO COM TRANSFERÊNCIA INTERNA (RTI): Para candidatos(as) que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam retornar à Universidade em Curso diferente daquele abandonado/cancelado.

Informações gerais sobre o Edital podem ser obtidas com a Coordenadoria de Oferta e Relacionamento da PROGRAD, pelo e-mail cofre.prograd@ufsm.br.

Informações específicas sobre a seleção de cada curso podem ser solicitadas por meio dos contatos disponíveis na parte do Edital referente ao curso desejado.