UFSM dá boas-vindas a estudantes na Recepção Institucional e na Calourada 2024

Na segunda (11), influenciadora digital Mari Krüger estará no Centro de Convenções; Calourada 2024 terá atividades a partir de sábado (9)

A Recepção Institucional aos estudantes da UFSM no primeiro semestre letivo de 2024 está marcada para a segunda-feira (11), às 10h, no Centro de Convenções do Campus Sede.

A convidada, bióloga, atriz e DJ Mari Krüger, conduzirá presencialmente o bate-papo “Edutenimento: educação e entretenimento na era das redes sociais”. Mari se destaca por produzir vídeos sobre ciência de maneira descomplicada, criativa e bem humorada.

Criadora de conteúdo com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes, ela vai falar sobre como educar e transmitir informações baseadas em ciência nas redes sociais. Com o lema “a informação precisa estar nas redes, porque a desinformação já está”, Mari vai contar sobre sua trajetória, dia a dia, dificuldades, aprendizado e tudo que a criação de conteúdo sobre Biologia mudou na sua vida.

As boas-vindas aos estudantes que ingressam na UFSM neste semestre e aos veteranos também contarão com falas institucionais e com uma apresentação do projeto de extensão “Mojubá: Danças Populares Brasileiras”, do curso de Dança Licenciatura.

Durante toda a primeira semana de aulas, as unidades de ensino oferecerão atividades especiais para os calouros se integrarem à comunidade acadêmica. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLICANDO AQUI.

“Pode chegar” e “Professorada”

Além da recepção estudantil, já no próximo final de semana a UFSM integra-se às atividades da Calourada 2024, promovida em conjunto pela Prefeitura de Santa Maria, UFSM, Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade e Liga Interatléticas de Santa maria (Lism).

No sábado (9), na Gare da Viação Férrea de Santa Maria, a Universidade estará presente no “Pode chegar”, das 10h às 18h, com as seguintes atividades:

• UFSM móvel (motor home): venda de livros e artigos da grife;
  • Serviços da Prae: carteirinha do RU, serviço psicossocial;
  • Serviços da Prograd: biblioteca e bolsistas diversos para esclarecer dúvidas dos ingressantes;
  • Serviços da PRE: Pré-Vestibular Alternativa, projetos de extensão, Casa Verônica e mini-exposição dos museus.

Nesse dia, haverá uma ampla oferta de serviços voltados aos estudantes, praça de alimentação, atrações artísticas e Espaço Kids à disposição do público. O embalo musical ficará a cargo do DJ Dodô, da dupla sertaneja Lara e Bianca, do Pagode do Bola e da Bateria Tirana.

Entre os serviços oferecidos no local, para facilitar a rotina dos alunos em Santa Maria, haverá estandes de empresas do setor imobiliário com informações sobre locação de imóveis; serviços bancários e de planos de saúde, entre outros. A Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU) estará com um estande repassando informações sobre a confecção e a recarga do cartão de transporte. Além disso, a sede da ATU (que fica perto da Gare, na Avenida Rio Branco, 419), estará aberta excepcionalmente no sábado, das 10h às 18h, para que os alunos possam solicitar suas carteiras.

No domingo (10), a programação na Gare será de acolhimento dos docentes, o “Professorada”. A partir das 7h30min, haverá a 1ª Corrida do Professor de Santa Maria, que será disputada em dois formatos: caminhada (2 km) e corrida (3 km e 5 km) e terá largada da Gare. As inscrições podem ser feitas até quarta (6) pelo site do evento. A taxa de inscrição para professores tem preço diferenciado.

Após a competição esportiva, a programação seguirá das 10h às 18h com diversas atividades. Pela tarde, a música ficará por conta do DJ Diego Vaz, da banda Tudo Di Bom e do concerto “Santa Maria canta Rita Lee”.

Calourada 2024

De 11 a 14 de março, a Calourada tomará conta da Gare da Estação, em Santa Maria, das 19h à 0h, com diversos shows e atividades culturais. A praça de alimentação ficará a cargo do DCE e da Lism e contará com lanches e bebidas com preços acessíveis. Serão mais de 15 atrações artísticas para as quatro noites de evento na Gare. As principais atrações musicais desta Calourada são: Rafa Rafuagi; Rashid; 50 Tons de Pretas; Maskavo e Ana Piccoli. O agito nas pickups ficará por conta do Dj Vini Fantin, Dj Octave, Dj Smith, Dj Marcela Lambertini, Dj VR3NO, Dj Palma, Mc Justina Monteiro e Dj Grillo Beatz. O evento também contará com a intervenção da Bateria das Atléticas e com o duelo de rimas da Batalha da Roraima.

Durante os quatro dias de Calourada, com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, haverá revista na entrada e contagem de pessoas com painel eletrônico, visando garantir a segurança dos participantes.

A Calourada 2024 também prevê uma programação paralela com ações sociais e descentralizadas. Essa iniciativa promoverá palestras em escolas de bairros de Santa Maria. O público-alvo dessa novidade são os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que já poderão conhecer mais sobre os cursos ofertados pelas instituições de ensino superior da cidade, bem como os processos seletivos para ingresso em uma graduação.

Mais informações no site da Prefeitura de Santa Maria.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de SM e do site ufsm.br