UFSM seleciona coordenador(a) institucional para o Parfor Equidade

Inscrições de docentes dos cursos de licenciatura da Universidade estarão abertas de 25 de março a 24 de abril de 2024

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para a seleção de coordenador(a) institucional no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). A chamada atende ao Edital CAPES/SECADI n. 023/2023.

As inscrições estarão abertas de 25 de março a 24 de abril de 2024.

A bolsa mensal de Coordenador(a) Institucional do programa é de R$ 2.100,00, com vigência prevista de agosto de 2024 a agosto de 2028.

O Edital 030/2024, que traz as instruções e a documentação necessária à inscrição, pode ser acessado no site ufsm.br/prograd

São requisitos para concorrer à vaga na modalidade de Coordenador(a) Institucional:

1. Pertencer ao quadro permanente da UFSM como docente vinculado(a) a curso de licenciatura de oferta regular e estar em efetivo exercício;
  2. Possuir título de mestre(a) ou de doutor(a);
  3. Ter experiência mínima de três anos no magistério superior;
  4. Possuir experiência comprovada na formação de professores(as);
  5. Não ocupar o cargo de Reitor(a), Vice-Reitor(a), Pró-Reitor(a) ou cargo equivalente na UFSM.

O Parfor Equidade visa formar professores(as) em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e educação bilíngue de pessoas surdas.

Recentemente, a UFSM teve três propostas de cursos de licenciatura aprovadas no Edital CAPES/Secadi: Educação Especial Inclusiva (pelo Centro de Educação), Licenciatura Intercultural Indígena Mbyá Guarani (pelo Centro de Artes e Letras) e Educação Intercultural Indígena (pelo Campus UFSM Frederico Westphalen).

O Parfor Equidade prevê também cotas de bolsa para Coordenador(a) Adjunto(a), Coordenador(a) de Curso, Coordenador(a) Local, Professor(a) Formador(a) I e II, Professor(a) Convidado(a) e Discentes. O início das aulas está previsto para agosto. Em breve, outras informações sobre o Programa e os processos seletivos serão divulgadas no site ufsm.br/prograd.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao email prograd@ufsm.br