Universidade de referência: UFSM alcança nota máxima no Índice Geral de Cursos

É a primeira vez que a Universidade Federal de Santa Maria obtém o resultado

Reitor e vice-reitora celebraram o índice conquistado pela UFSM

De acordo com resultados divulgados na tarde desta terça-feira (02), a UFSM alcançou o Índice Geral de Cursos 5 – conceito máximo em Índice que representa a qualidade do ensino superior no Brasil. A informação foi divulgada em live promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Esta é a primeira vez que a Universidade atinge o IGC 5, que resulta de uma média ponderada de avaliações nacionais para os cursos de graduação (conceito CPC) e de pós-graduação (conceito CAPES). Os resultados variam de 1 a 5, e o conceito 5 indica a excelência de uma Instituição de Ensino Superior (IES).

Ao todo, foram 1998 instituições avaliadas e somente 2,7% das IES alcançaram o IGC 5

Meta alcançada

A UFSM tem como uma de suas metas principais consolidar-se como uma universidade de excelência. Um dos principais indicadores para isso é o IGC.

Ao longo dos anos, a Instituição tem evoluído nos resultados e, agora, alcançou o conceito máximo. No ano de 2019, a UFSM obteve a pontuação de 3,907, estando na faixa 4 do IGC. Em 2021 obteve 3,928, ainda na faixa 4. Divulgada hoje, 02, a pontuação referente à 2022 foi de 4,075. Esse resultado coloca a UFSM entre as 15 universidades brasileiras com maior desempenho, sendo a 2ª universidade com maior nota no Rio Grande do Sul.

Às 16h30min dessa terça, a gestão da Universidade avaliou o resultado alcançado em uma live no Instagram da UFSM.

Fonte: ufsm.br