Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo calendário acadêmico de 2024 será definido apenas quando as greves terminarem



 

 

Conforme anunciado em reunião aberta realizada na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do prédio 18 do campus sede, um novo Calendário Acadêmico de 2024 será reformulado apenas após o fim da greve dos servidores técnico-administrativos e dos docentes. A ideia inicial era de que fosse debatida uma sugestão de cronograma com a comunidade mas, a pedido da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), com o apoio da Associação dos Servidores (Assufsm) e do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), a definição foi adiada.

Da esq. para a dir.: o pró-reitor de Extensão, Flavi Lisbôa Filho, o reitor Luciano Schuch e o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch
Da esq. para a dir.: o pró-reitor de Extensão, Flavi Lisbôa Filho, o reitor Luciano Schuch e o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch

Para conversar com os presentes e com os mais de 400 espectadores que acompanharam a reunião virtualmente, estiveram presentes o reitor Luciano Schuch, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, e o pró-reitor de Extensão, Flavi Lisbôa Filho. Formulada a proposta de calendário, cabe ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) votar em uma reunião extraordinária. Em respeito aos pedidos da comunidade por novidades, Schuch explica: “dada a situação, vivemos um momento de calamidade, juntamente com a greve; a decisão no Cepe será feita posteriormente, quando tivermos outras definições”. Além disso, o reitor evidenciou a importância da pesquisa e do trabalho das universidades neste período trágico da história do Rio Grande do Sul.

Em função das fortes chuvas que atormentam o estado, as atividades acadêmicas da UFSM foram inicialmente suspensas na manhã do dia 30 de abril, junto das atividades administrativas, quando o campus sede precisou ser evacuado. Desde então, a instituição seguiu comunicando atualizações acerca da paralisação e trabalhando em busca de retomar o funcionamento de forma regular.

Desta forma, a UFSM seguirá trabalhando com base nas alterações feitas na Instrução Normativa Nº 007/2024, que consistem no seguinte cronograma, iniciado na segunda-feira (20):

• Semana de 20 a 24 de maio – atividades que podem contar como aula, ações de acolhimento

• Semana do dia 27 a 31 de maio – aulas e todos os tipos de atividades acadêmicas, menos avaliações

• A partir de 3 de junho – retorno de todas as atividades acadêmicas (incluindo avaliações)

As mudanças têm como objetivo promover o retorno gradual dos estudantes aos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul, levando em conta a situação catastrófica que o Rio Grande do Sul vive desde o fim do mês de abril. Estudantes que não comparecerem às aulas e demais atividades acadêmicas não sofrerão faltas, mediante justificativa. A gravação completa da reunião pode ser conferida aqui.

Outras informações podem ser solicitadas à Pró-reitoria de Graduação, pelo e-mail prograd@ufsm.br.

 

Programa UFSM Solidária e Cidadã

Implementado através da Instrução Normativa Nº 02/2024 da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o programa “UFSM Solidária e Cidadã” nasceu com a missão de viabilizar o registro de ações de extensão com foco no combate à situação de calamidade pública existente no estado. A iniciativa fomenta a criação de mais propostas, uma vez que permite o registro de mais ideias e gera certificados às pessoas que contribuírem.

A partir da disponibilidade orçamentária, entre os benefícios dos participantes estão a concessão de materiais para a execução do trabalho, auxílio no deslocamento para a realização das atividades, contratação de seguro individual para acadêmicos, entre outros eventuais suportes necessários. Até o momento, mais de 2 mil peças de roupas, mais de 1.500 litros de água, mais de 900 kg de alimentos e mais de 800 itens de material de limpeza foram arrecadados e distribuídos pela universidade, através da PRE.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Foto: Ana Alícia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Fonte: ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-22617

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes