O aplicativo UFSM Digital, que conta com serviços para a comunidade da UFSM, como agendamento do restaurante universitário, informações sobre as aulas, bibliotecas e linhas de ônibus, agora tem uma novidade: o item de saúde mental.
O objetivo desta atualização é que o estudante não precise buscar informações em diferentes sites para solicitar auxílio pedagógico e em saúde mental. As informações também são filtradas para servidores da Universidade.
Para ter acesso ao item de saúde mental é necessário atualizar o aplicativo UFSM Digital, que já está disponível nas lojas de aplicativos para sistemas iOS e Android.
Como funciona
Essa novidade no app levará para o estudante informações sobre risco imediato, atendimento psicológico, atendimento pedagógico, questões de gênero e de informações gerais sobre saúde mental, que estão disponíveis no site da UFSM. As indicações são baseadas de acordo com o registro institucional.
Por exemplo: estudantes do Centro de Tecnologia receberão orientações relativas aos serviços deste centro. Se o estudante morar na Casa do Estudante (CEU), além de receber informações do centro do seu curso, receberá informações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
Essas informações possuem links e formas de contato para solicitação de atendimentos, dependendo das possibilidades que as unidades oferecem, visto que são indicações específicas para cada estudante e servidor da Universidade.
Como foi criado
Essa nova funcionalidade no app é uma ação do Comitê de Saúde Mental (COSAME) da UFSM. “Após um ano de trabalho intenso, conseguimos entregar um resultado para toda a comunidade da UFSM. Durante esse processo, consultamos as unidades de apoio pedagógico, realizamos reuniões e construímos algo que pode parecer simples, mas que exigiu muito cuidado. A diversidade da UFSM em cada uma de suas unidades trouxe o desafio de criar uma lógica que compreendesse o todo, mas que também fosse capaz de atender às particularidades de cada estudante e servidor. Agora, com essa nova funcionalidade no app UFSM Digital, o auxílio para questões pedagógicas e psicológicas está centralizado e personalizado de acordo com o perfil de cada usuário. É essencial que todos atualizem seu app UFSM Digital para aproveitar os novos recursos, se a configuração do celular não for automática”, destaca Julia Cervo, uma das organizadoras dessa atualização.
Outras orientações sobre saúde mental, direcionadas à comunidade estudantil e a servidores(as) da UFSM, podem ser buscadas no site da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/Prograd).
Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo, estagiária da Agência de Notícias
Artes gráficas: Daniel Michelon De Carli, sobre ilustração de Thaís Teixeira de Oliveira
Edição: Ricardo Bonfanti
Fonte: ufsm.br