A UFSM, por meio da Pró-reitoria de Graduação, está com inscrições abertas à seleção de docente formador(a), para atuação no Curso de Educação Especial Inclusiva do Campus Sede da Universidade. O curso é ofertado partir do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), por intermédio do Edital Conjunto Nº 23/2023 – CAPES/SECADI. É possível realizar inscrição nas seguintes categorias:
Para concorrer à vaga de Professor(a) Formador(a) I, é necessário pertencer ao Quadro Permanente do Magistério Superior da UFSM como docente de licenciatura, ou pertencer ao quadro efetivo de Secretaria de Educação. Também é preciso comprovar experiência mínima de três anos no magistério superior. A cota mensal de bolsa tem o valor de R$ 1.850,00 para cada formador(a), a cada 15h de componente curricular ministrado, limitando-se a 06 mensalidades por componente curricular.
Já para concorrer à vaga de Professor(a) Formador(a) II, é necessário pertencer, preferencialmente, ao Quadro de Pessoal da UFSM ou de Secretaria de Educação. A cota mensal de bolsa tem o valor de R$ 1.550,00 para cada formador(a), a cada 15h de componente curricular ministrado, limitando-se a 06 mensalidades por componente curricular. Nesta categoria, é preciso comprovar experiência mínima de um ano no magistério.
As inscrições seguem até o dia 18 de maio. O Edital 040/2025, que traz o cronograma da seleção, requisitos e demais orientações, pode ser acessado em ufsm.br/prograd.
Outras informações podem ser solicitadas ao email eeinclusiva@ufsm.br, indicando-se, impreterivelmente, no campo “Assunto”, o Edital Nº 040/2025–PARFOR/UFSM/PROGRAD.