Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Descubra UFSM 2025 aposta no autoconhecimento dos futuros universitários perante as escolhas profissionais

12ª edição do evento acontece de 25 a 27 de setembro, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia do Campus Sede



 

Descubra quem você pode ser”: esse slogan marcou o lançamento da identidade visual da 12º edição do Descubra UFSM que, em 2025, acontece de 25 a 27 de setembro. A campanha publicitária, divulgada em evento no Salão Imembuí, na tarde desta terça-feira (16), tem como tema central o autoconhecimento e a coragem para encarar as possibilidades da vida universitária. Na ocasião, foi apresentado o vídeo de lançamento da campanha, divulgado no perfil do evento no Instagram.

Durante o evento, foi apresentado o vídeo de lançamento da campanha

A campanha foi produzida pelos estudantes integrantes da Facos Agência (laboratório experimental dos cursos de Comunicação Social): Lela Rodrigues e Mariana Rodrigues, redatoras e diretoras de imagem e vídeo; Lucas Haigert, responsável pela captação de vídeo e edição; Isabela Michels, Vitoria Moraes e Gabriela Belmonte, diretoras de arte. Solicitada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a campanha recebeu apoio do Estúdio 21 e foi orientada pelo professor Rodrigo Stéfani, docente do curso de Publicidade e Propaganda e coordenador da Facos Agência.

CAMPANHA ABORDA INOVAÇÃO, MEMÓRIA E PERTENCIMENTO

Os produtores da campanha revelaram que o principal desafio enfrentado foi a busca por inovar e trazer uma identidade diferente das anteriores. Conforme Lela Rodrigues, estudante de Publicidade e Propaganda, a temática da campanha (autoconhecimento e coragem) surgiu da ideia de que a universidade é um espaço de liberdade onde os ingressantes podem explorar o melhor de si mesmos. Nesse sentido, a aluna de Jornalismo Mariana Rodrigues destacou que a campanha do Descubra 2025 é um convite para que o estudante conheça as possibilidades para seu futuro, já que o evento permite o contato com a diversidade de cursos existentes na UFSM.

Tendo isso em mente, a identidade mesclou o estilo vintage com a modernidade nas peças publicitárias. Durante a apresentação, Isabela Michels, estudante de Publicidade e Propaganda, explicou que a estética escolhida é uma tendência na atualidade e baseia-se no resgate de elementos antigos que dialogam com o presente. Esses aspectos transmitem, segundo o grupo, a ideia de nostalgia, memória e pertencimento. “Vamos utilizar uma paleta de cores mais terrosas, efeitos de granulado e tons envelhecidos e vibrantes unidos. Queremos que esses elementos remetam à questão do tempo”, descreveu a estudante.

Integrantes da Facos Agência: Lucas Haigert, Mariana Rodrigues, Isabela Michels, Lela Rodrigues e Gabriela Belmonte (da esq. para a dir.)

O uso do estilo citado também estimulou a criação de adesivos que remetem aos cursos da universidade. Conforme a também estudante de Publicidade e Propaganda Gabriela Belmonte, os adesivos foram desenvolvidos para fortalecer a participação dos estudantes no evento e fortalecer os laços de identificação com os cursos da UFSM.

EVENTO RECEBE AVANÇOS ESTRUTURAIS

Após a apresentação da campanha, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, expôs o projeto estrutural do Descubra 2025. De acordo com ele, nesta edição a estrutura do evento utilizará o pavilhão polivalente do Parque InovaTec para abrigar a praça de alimentação. Além disso, a Cidade de Lona retornará para abrigar os estandes dos cursos e evitar problemas relacionados à chuva. O projeto apresentado foi elaborado por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, com supervisão da docente do curso Leonora Romano.

Na ocasião, Leonora frisou que o projeto aproxima as unidades de ensino e centros correlatos, além de considerar a acústica de cada área e promover espaços de respiro dentro da estrutura. “Essa fórmula foi bastante assertiva no ano passado. Então, retomamos certas características e adaptamos em outros aspectos”, afirma.

AUTORIDADES DESTACARAM O VALOR DO DESCUBRA

A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, prestigiou a ocasião e apontou que a participação dos estudantes no desenvolvimento do evento é um exemplo da qualidade do ensino que a universidade oferece.


A professora Leonora Romano, do curso Arquitetura e Urbanismo da UFSM, apresentou o projeto estrutural do Descubra 2025

Na sequência, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, comentou que os estudantes são os grandes embaixadores do Descubra. Com isso, o reitor pontuou que o evento é resultado de um grande legado, além de ser uma vitrine do que acontece na UFSM.

VENHA DESCOBRIR A UFSM

Gratuito e aberto ao público, o Descubra busca apresentar aos visitantes, em sua maioria estudantes da educação básica, os cursos de graduação, a estrutura da UFSM e as muitas possibilidades dentro da universidade, no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.

Além disso, nos estandes, os visitantes poderão interagir com alunos, professores e servidores, tirando suas dúvidas sobre a grade curricular de cada curso e sobre o perfil profissional do estudante, bem como obter informações sobre o mundo do trabalho e sobre o ingresso na UFSM, oportunidades de estágios, bolsas, moradia, alimentação, transporte e assistência estudantil. Também haverá visitas a laboratórios e outros espaços.

Outras instituições educacionais e empresas parceiras também estarão no Descubra UFSM, apresentando seus cursos, produtos e serviços. O evento contará com praça de alimentação, Espaço Vibe (com DJs), presença da Polifeira do Agricultor e palco para apresentações artísticas, culturais e científicas.

Para a inscrição de ônibus de escolas, é necessário que a pessoa responsável preencha o formulário disponível em bit.ly/descubra2025, indicando os dias e turnos da visita. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site ufsm.br/descubra. e solicitadas ao e-mail prograd@ufsm.br

 

 

 

Texto: Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias

Fotos: Felippe Richardt

Edição: Lucas Casali

Fonte: ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-25275

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes