Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Processo Seletivo Indígena 2026 tem prazo de inscrição ampliado

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de novembro de 2025



 

A Universidade Federal de Santa Maria comunica a ampliação do prazo de inscrição para o Processo Seletivo Indígena 2026. As pessoas interessadas poderão inscrever-se na seleção até o próximo dia 20 de novembro.

Neste edital, a UFSM oferta 30 vagas, distribuídas em 20 cursos de graduação presencial, disponibilizados nos campi da Universidade em Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. No momento de inscrição ao Processo Seletivo, o(a) candidato(a) poderá escolher se deseja realizar a prova nos municípios de Santa Maria, Passo Fundo ou Frederico Westphalen. Confira as vagas:

Cursos ofertados em Santa Maria, para ingresso no primeiro semestre letivo:
Agronomia – 1 vaga
Direito Noturno – 2 vagas
Educação Especial Licenciatura Diurno – 1 vaga
Educação Física Licenciatura – 1 vaga
Enfermagem – 2 vagas
Farmácia – 2 vagas
Fisioterapia – 2 vagas
Fonoaudiologia – 1 vaga
História Licenciatura – 1 vaga
Letras Português Licenciatura – 1 vaga
Medicina – 3 vagas
Odontologia – 2 vagas
Pedagogia Licenciatura Diurno – 1 vaga
Psicologia – 1 vaga
Terapia Ocupacional – 1 vaga

Cursos ofertados em Santa Maria, para ingresso no segundo semestre letivo:
Direito Noturno – 2 vagas
Serviço Social Noturno – 1 vaga

Cursos ofertados em Palmeira das Missões, para ingresso no primeiro semestre letivo:
Enfermagem – 2 vagas
Nutrição – 2 vagas

Curso ofertados em Frederico Westphalen, para ingresso no primeiro semestre letivo:
Engenharia Ambiental e Sanitária – 1 vaga

Os cursos de Direito Noturno e Serviço Social Noturno têm início das aulas no segundo semestre letivo, embora a seleção e a confirmação de vaga das pessoas classificadas deva ser feita já no começo do ano, conforme cronograma e orientações do Edital.

INSCRIÇÕES E PRAZOS – A inscrição no Processo Seletivo Indígena é gratuita e poderá ser feita até o dia 20 de novembro de 2025, através do Painel do(a) Candidato(a) disponibilizado junto ao Edital 091/2025. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda às pessoas interessadas que, antes de realizarem a inscrição, leiam atentamente o Edital 091/2025-Prograd e providenciem previamente a digitalização da documentação exigida.  

Para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá comprovar a condição de indígena aldeado(a), ou seja, aquela pessoa que pertence e mantém vínculo com comunidade indígena, em conformidade com a Parte VI (artigos 26 a 31) da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre os Povos Indígenas e Tribais, e com o artigo 9º da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Para comprovar a condição, o(a) candidato(a) deverá apresentar, no momento da inscrição, os seguintes documentos, em formato PDF:

a) Documento de identificação (RG, CIN ou CNH), frente e verso;
b) A Certidão do Registro Civil ou o Registro Administrativo de Índio;
c) A Autodeclaração étnico-racial indígena e declaração de pertencimento étnico indígena, conforme o modelo disponibilizado no Anexo 4 do Edital.
d) Certificado de Conclusão e Histórico do Ensino Fundamental em Escola Indígena (documento não obrigatório, usado para fins de cômputo extra na classificação final, conforme o item 12.8 do Edital).

A publicação da Lista Preliminar de inscrições homologadas (aceitas) será realizada no dia 24/11/25, junto ao Edital. O prazo para solicitar recurso, caso o(a) candidato(a) não encontre seu nome na listagem, vai até o dia 26/11, conforme procedimentos descritos no Edital.

No dia 27/11/25, deverá ser publicada a Lista Definitiva das inscrições homologadas. Em 4 de dezembro, haverá a publicação da Lista de candidatos(as) inscritos(as), com local de prova, para consulta obrigatória.

A prova será realizada em 14 de dezembro de 2025, das 09 às 14 horas, nos municípios-sede de Frederico Westphalen (RS), Passo Fundo (RS) e Santa Maria (RS). O(A) candidato(a) deve apresentar-se pelo menos com 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA à sua sala de realização da prova (ou seja, às 8h30min), portando um DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO ORIGINAL COM FOTO (conforme Anexo 5 do Edital) e CANETA ESFEROGRÁFICA DE TINTA PRETA E TUBO TRANSPARENTE.

O listão com a Classificação Final deverá ser publicado até 12/2/2026. Após essa data, será publicado o Edital de Confirmação de Vaga e matrícula das pessoas classificadas, com instruções, junto ao Edital original.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda às pessoas inscritas que também providenciem com antecedência os documentos a serem apresentados para a Confirmação da Vaga, listados na página 38 do Edital, em caso de classificação, já que muitos órgãos públicos e escolas poderão estar funcionando em regime de férias ou em expediente reduzido.

PROVA DO PROCESSO SELETIVO INDÍGENA – O exame é constituído por uma prova de 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (03 questões), História (04 questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (03 questões), com conteúdo referente ao Ensino Médio, além de uma prova de Redação relacionada à temática indígena (equivalente a 5 acertos).

O programa das disciplinas e os critérios de avaliação da redação podem ser consultados das páginas 21 a 31 do Edital.

Cabe às candidatas e candidatos acompanharem periodicamente a página do Edital, em vista da divulgação de retificações, erratas, alterações de cronograma, homologações, prazos para recurso, convocações, chamada de suplentes e outras publicações, relativas ao Processo Seletivo Indígena 2026.

Outras informações podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-25439

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes