A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Graduação e da Interlocução do Programa de Educação Tutorial na UFSM, divulgou o Edital de Seleção de Estudantes Bolsistas e Não Bolsistas para atuação no Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena.
São requisitos para ser estudante bolsista em Grupo PET:
I – estar regularmente matriculado e ter concluído pelo menos um semestre como estudante de graduação da UFSM;
II – apresentar bom rendimento acadêmico;
III – ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do programa.
Em face da natureza diferenciada do Grupo PET – Indígena, será utilizado, como critério de prioridade na seleção, a situação de estudante indígena aldeado, conforme estabelecido no item 8 do edital.
Serão ofertadas 02 (duas) vagas para estudante bolsista e 06 (seis) vagas para estudantes não bolsistas.
As inscrições seguem até o dia 31 de março. As orientações estão disponíveis no Edital 015/2026, disponível no site ufsm.br/prograd.
O(a) estudante bolsista do grupo PET receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 700,00. As bolsas dos(as) tutores(as) e estudantes serão pagas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os(as) candidatos(as) serão classificados(as) em ordem decrescente das notas obtidas. Os(as) dois primeiros(as) candidatos(as) serão classificados(as) como estudantes bolsistas e os(as) seis próximos(as), na ordem decrescente, serão classificados(as) como estudantes não bolsistas.
O(a) estudante não bolsista terá, no caráter de suplente e na ordem estabelecida pelo processo de seleção, prioridade para substituição de estudante bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição. Os(as) demais, em ordem decrescente, serão elencados(as) na qualidade de suplentes.
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail pet@ufsm.br ou pelo telefone 55 3220-8389.