Integração marca o primeiro dia letivo da UFSM

Rostos pintados de tinta, brincadeiras, cantorias e rodas de conversa marcaram a manhã desta segunda-feira na UFSM. Veteranos dos mais diversos cursos e centros deram as boas-vindas aos seus calouros com diversas atividades, preparadas para informar e integrar os novos acadêmicos à Universidade.

Na Comunicação Social, formada pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Editorial, os veteranos prepararam gincanas, trotes solidário e sujo, conversas e passeios pelo campus. “Prezamos, em primeiro lugar, pelo respeito. Queremos acabar com a ideia de que ‘bixo é lixo e veterano é soberano’. Eles estão aqui para aprender junto com a gente e nós, com eles. Nossa recepção aos calouros é sem abuso e sem preconceitos”, explica Leonardo Catto, veterano do curso de Jornalismo. A coordenação dos cursos também está envolvida com as atividades.

Sentados na grama, em círculo, os bixos da Odontologia se apresentaram aos veteranos dizendo nome completo, idade e escola onde estudaram, e respondendo a perguntas diversas. “É importante haver essa confraternização, porque é tudo novo para quem está chegando. A experiência que temos no curso tem que ser passada adiante”, comenta Carlos Eduardo, um dos veteranos. A caloura Karine Anschan conta que antes do espaço realizado hoje já havia interação entre os bixos e os veteranos. “Fizemos dois grupos no Facebook. Um grupo do trote e um grupo do curso em si. Através das páginas que já existiam fomos nos conhecendo”, conta Karine. Para ela, o encontro foi descontraído e divertido. “É importante, principalmente, para a gente que é de outra cidade e precisa conhecer o campus”, avalia a estudante.

No Centro de Tecnologia (CT), ocorreu a terceira edição do “Acolhe, CT!”, que tem como objetivo a integração dos calouros à comunidade acadêmica. Este ano a campanha de divulgação traz o título “Já é tradição!” e se materializa na programação já consagrada pelas edições anteriores. Pela manhã, desde as 7h30min, alunos voluntários se revezaram para informar e tirar dúvidas dos recém-chegados em relação à localização de salas e prédios, e horários de aula.

Ainda pela manhã, o diretor, o vice-diretor e a pedagoga da Unidade de Apoio Pedagógico do CT estiveram reunidos para uma palestra institucional destinada aos novos alunos. A programação no centro segue até o fim do dia com apresentações musicais, conversas com representantes de diretórios acadêmicos, empresas juniores, equipes de competição e coletivos, e demais atividades extracurriculares que fortaleçam a interação estudantil.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a Casa do Estudante Universitário II (CEU II) prepararam a terceira edição da Semana da Calourada para receber os mais de 3 mil novos alunos. Até o fim da semana estão previstas diversas atividades. Mais informações podem ser conferidas aqui.

Texto: Andressa Motter e Bruno Steians, acadêmicos de Jornalismo e bolsistas da Agência de Notícias da UFSM

Fotos: Andressa Motter

Edição: João Ricardo Gazzaneo