Movimento Tratado Cidadão

Técnico-Científicos Publicado: 13 agosto 2018 - 00:44 Última modificação: 24 outubro 2018 - 08:40 Ouvir

www.ufsm.br/prograd - Santa Maria

25/10/2018 00:00 - 26/10/2018 23:59

www.tratadocidadao.com.br

Trata-se de um movimento da sociedade organizada para facilitar e potencializar a interação das Instituições de Ensino Superior de Santa Maria e região com as organizações de produção e/ou de prestação de serviços. O objetivo é aproximar a formação teórico-prática dos futuros profissionais das necessidades da sociedade e suas empresas.

O foco está em proporcionar aos estudantes uma prática orientada por docentes, em sua área de formação, durante os cursos de graduação, culminando com a produção de um trabalho científico, a ser apresentado nos Fóruns Tratado Cidadão.

O Movimento Tratado Cidadão tem como objetivo sensibilizar a sociedade organizada e os cursos superiores do município de Santa Maria e região para a construção permanente de propostas de caráter ético, social, econômico e político, visando aprimorar a coerência entre a formação de profissionais cidadãos e as demandas da sociedade.

Visitas aos cursos de graduação de universidades, centros universitários e faculdades podem ser agendadas através da página http://www.tratadocidadao.com.br.

Segunda Edição do Fórum está com inscrições abertas

O Fórum do Movimento Tratado Cidadão está com inscrições abertas para acadêmicos interessados em apresentar trabalhos na segunda edição do evento este ano. A submissão de relatos de experiência ou artigos foi prorrogada para 19 de outubro pelo site www.tratadocidadao.com.br.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) é uma das apoiadoras da iniciativa, que visa estimular projetos acadêmicos que envolvam temáticas como cidadania, responsabilidade social, democracia, ética, transparência e inovação.

O Fórum tem por objetivo a divulgação de trabalhos de universitários, orientados por um docente, que contemplem práticas cidadãs de interação da instituição de ensino com as organizações de produção e/ou prestação de serviços.

As apresentações do Fórum ocorrerão nos dias 25 e 26 de outubro no auditório da Prograd, que fica na sala 221 do Prédio 48-D, no campus sede da UFSM.

O Movimento Tratado Cidadão surgiu em 2010, por iniciativa de um grupo de professores de ensino superior de Santa Maria, para fomentar o diálogo entre as Instituições de Ensino Superior, a sociedade e as organizações produtoras de bens ou prestadoras de serviço. O objetivo central é recriar o elo entre os saberes científicos e os saberes práticos, ressaltando a importância da formação não só de profissionais especializados e produtores de conhecimento, como também de cidadãos atentos às demandas sociais contemporâneas. Acesse o texto de apresentação do Tratado aqui.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail participe@tratadocidadao.com.br ou na página do Projeto no Facebook.

Programação

A agenda e a programação dos Fóruns Públicos podem ser consultadas em http://www.tratadocidadao.com.br e no Facebook.

participe@tratadocidadao.com.br

www.ufsm.br/prograd