Vestibular EAD

Processo Seletivo EaD

Os cursos de Graduação e Pós-graduação (Especialização) na modalidade a distância (EaD) no âmbito Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) ofertados pela UFSM são de caráter temporário, isto é, as ofertas dos cursos não ocorrem regularmente todos os anos, como acontece com os cursos presenciais desta Universidade.

As novas turmas dos cursos são disponibilizadas quando o Ministério da Educação aprova a abertura de novos editais de processos seletivos, portanto não possuem calendário regular, sendo os editais publicados em qualquer mês do ano.

Saiba mais em ufsm.br/prograd/cte e pelo e-mail secretaria@nte.ufsm.br.

Editais vigentes

Edital 132/2023-PROGRAD – RETIFICADO EM 06/12/2023 – Processo Seletivo EaD 2024 da UAB-UFSM. Inscrições até 20 de dezembro de 2023. Acesse o Edital e o Link para Inscrição.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público que, no período de 1º de dezembro a 20 de dezembro de 2023, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo EaD 2024, da UAB-UFSM, visando ao ingresso nos cursos de graduação a distância de:

• Educação Especial – Licenciatura;
  • Educação do Campo – Licenciatura;
  • Computação – Licenciatura;
  • Física – Licenciatura;
  • Formação de Professores para Educação Profissional – Licenciatura (PEG – Direcionado a bacharéis e tecnólogos);
  • Letras Espanhol – Licenciatura;
  • Letras Português – Licenciatura; e
  • Pedagogia – Licenciatura.

Esses cursos seguem o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. São oferecidas 1.135 vagas, distribuídas, conforme o Anexo 1 deste Edital, nos polos de:

• Agudo;
  • Quaraí;
  • Tio Hugo; e
  • Três de Maio.

O Processo Seletivo EaD 2024 – UAB/UFSM utilizará, para a classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas finais obtidas no 3º ano do Ensino Médio em (a) Língua Portuguesa e (b) Matemática, OU poderão ser utilizadas também as notas únicas de (a) Linguagens e (b)  Matemática das edições do ENEM ou ENCCEJA, conforme o comprovante do candidato anexado no momento da inscrição.

Na modalidade a distância (EaD) é exigida a presença dos estudantes no polo do curso inscrito para o desenvolvimento de algumas atividades acadêmicas presenciais, a serem definidas oportunamente pela Coordenação de cada curso, e para a avaliação das disciplinas.

Para se inscrever no Processo Seletivo EaD 2024 – UAB/UFSM, o(a) candidato(a) deve ser portador(a) de Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Dúvidas podem ser encaminhadas aos e-mails secretaria@cead.ufsm.br e coordenacaouab@cead.ufsm.br.

Editais anteriores