Orientações para coordenações de curso quanto aos processos de evasão e entrega de documentos pela COFRE/COREM

Funcionamento e organização dos processos de evasão para os formados e de registro e expedição de diplomas, bem como à disponibilização dos documentos transitórios de conclusão e diplomas e respectivos agendamentos

Orientações sobre a emissão de Diploma Digital

Processo de evasão

O setor de formaturas efetiva a evasão após o recebimento da ata via Portal Acadêmico, verificação da integralização escolar do aluno e correção dos dados cadastrais do discente. Em caso de ausência de alguma documentação, o aluno será notificado via e-mail para regularização da situação.

Certificado de Conclusão

Após ser tramitada a Ata de Formatura pelo curso, via Portal Acadêmico,o aluno poderá acessar seu Certificado de Conclusão via Portal do Aluno, na aba “Relatórios”.

Importante: Em casos urgentes, antes da formatura, o curso poderá emitir uma declaração de que o aluno concluiu toda a carga horária do curso, integralizando-o. Esta declaração deve ser assinada pela Coordenação de Curso. Os cursos possuem autonomia para emitir essa declaração simples, desde que comprovada a aprovação em todas disciplinas e a integralização de toda a carga horária do curso.

Andamento do Processo de Emissão do Diploma Digital

Para o egresso acompanhar o andamento de seu processo de emissão de diploma ou solicitar algum outro documento que não esteja disponível em seu Portal do Aluno, ele poderá solicitar pelo e-mail expediente.prograd@ufsm.br.

Pedimos também a compreensão de todos os envolvidos e, em especial, aos coordenadores que repassem estas orientações aos formados, para conhecimento e transparência do trabalho que estamos realizando.

Lembramos que, após o processamento da Ata, verificação de carga horária e documentação dos egressos, o Diploma é encaminhado para assinatura das autoridades competentes. Este último pode demandar um prazo de espera maior, devido a demanda de compromissos das autoridades competentes.

Por fim, finalizado este procedimento, o Diploma estará disponível no Portal do Aluno/Egresso.