
O primeiro dia do Descubra UFSM 2025 foi marcado por intensa visitação e troca de experiências entre estudantes, professores e visitantes. A feira, que reúne cursos de graduação e pós-graduação, projetos de extensão e iniciativas culturais da universidade, abre espaço para que a comunidade conheça de perto as oportunidades de formação oferecidas pela instituição.
Mesmo antes de ingressar no ensino médio, a estudante do terceiro ano Isadora da Cruz Cereser, de Santa Maria, marcava presença no evento e este ano não foi diferente. “É o meu quarto ano seguido no Descubra. Eu acho muito importante um evento como esse, para a gente conhecer os vários cursos”. Com interesses na área da Comunicação e também na Filosofia, Isadora acredita que a feira educacional da UFSM também auxilia na escolha de carreira profissional. “Os estudantes apresentam os cursos por meio de brincadeiras, atividades práticas, falam bastante sobre a grade curricular e a área de atuação. É bem prático, então, isso ajuda”, comenta a estudante.
A intercambista do curso de Educação Física Cristina Rufo, vinda da Universidade de Sevilha, na Espanha, aproveitou o Descubra para conhecer mais sobre a UFSM, onde escolheu estudar neste semestre. “A feira está muito legal, eu gostei muito. Te permite conhecer como é a universidade, porque nós mesmos não sabemos o que há em outras áreas da universidade. E é uma oportunidade para conhecer as carreiras e, principalmente, conhecer as pessoas”, conta a graduanda.
para o Descubra
12º Descubra recebeu milhares de pré-inscrições escolares
Segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, o Descubra UFSM 2025 trouxe novidades já no primeiro dia, como o aumento expressivo de inscrições para a participação de escolas no evento. “Este ano, conseguimos em torno de 13 a 14 mil pré-inscrições, o que mostra o comprometimento dos participantes, que vêm de ônibus, com escolas e também de forma individual”, destacou. A expectativa é alcançar 27 mil visitantes durante os três dias de evento.
A infraestrutura do Descubra foi ampliada em relação à edição anterior, com a expansão da Cidade de Lona, da praça de alimentação (instalada no ginásio poliesportivo) e do Espaço Vibe, que acolhe atrações culturais, oficinas, palestras e apresentações artísticas. “Estamos apresentando todos os 130 cursos de graduação da UFSM, além de projetos de ensino, pesquisa e extensão, em uma única feira, que já se consolida como a maior do interior do Rio Grande do Sul”, ressalta.
Do Descubra ao Vestibular
Quem visita o evento, já tem a oportunidade de se inscrever em poucos cliques nos processos de ingresso na UFSM. O estande da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) conta com computadores que ficarão disponíveis para os estudantes nos três dias de evento. “Ano passado trouxemos um de uma forma tímida, esse ano está organizado e com um número maior de computadores”, afirma o pró-reitor.
As inscrições para o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado estão abertas até 10 de novembro e podem ser realizadas no site ufsm.br/prograd.
do curso fantasiados de pensadores da Antiguidade
Apresentações culturais marcaram a abertura do evento
A programação da manhã foi marcada pela cerimônia oficial de abertura, que contou também com a apresentação cultural do Cortejo de Maracatu Rural, realizado pelo programa de extensão “Mojubá: Danças Populares Brasileiras”, do curso de Licenciatura em Dança.
O professor Jesse da Cruz, coordenador do projeto, diz que integrar as atividades culturais é dar visibilidade à diversidade da universidade. “De manhã, percorremos todo o Descubra com música, dança e muita beleza. Nossa maior proposta é disseminar os saberes da diversidade que a UFSM tem, e a dança está inclusa nessa diversidade”, destaca.
Ainda pela manhã, a Oficina de Engenharia de Tráfego abordou a importância da sinalização no trânsito. Durante a tarde, o público acompanhou atrações musicais com DJs, além de relatos de experiências acadêmicas. Entre os destaques, estava o projeto Carrinho do Conto, que trouxe reflexões sobre a representação das diferenças e deficiências por meio de histórias com bonecas de pano, e o relato sobre os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), modalidade Educação Especial, no Colégio Estadual Edna May Cardoso.
O Descubra acontece até sábado (27), das 09h às 17h, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (confira o Mapa Descubra UFSM 2025). O restante da programação, gratuita e aberta ao público, pode ser conferida abaixo:
Sexta-feira (26 de setembro)
Manhã:
9h às 10h: Musiartes
10h às 11h: DJ Gabbe
11h às 11h45min: Vivências Integrativas: Auriculoterapia e Reiki, com o Núcleo de Estudos em Fonoaudiologia Integrativa e Práticas Complementares em Saúde (Nefipcs)
11h45min às 12h45min: DJ Capsm
Tarde:
12h45min às 14h: DJ Octave
14h às 14h40min: Descubra Dança – Mostra de criações coreográficas de discentes dos cursos de Dança da UFSM, com finalização de cypher de hip hop
14h45min às 15h45min: Dj Vini
15h45min às 16h30min: Vídeo Caça Tormenta: A Ciência atrás das Tempestades
16h30min às 17h: Descubra Dança – Mostra de criações coreográficas de discentes dos cursos de Dança da UFSM, com finalização de cypher de hip hop
Sábado (27 de setembro)
Manhã:
9h às 12h: Ação sobre saúde mental
12h às 12h30min: Simulação de Manobra de Heimlich, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Tarde:
13h às 15h: DJ Capsm
15h às 15h40min: Concerto da Orquestra Viva
15h45min às 17h: Dj Vini
Cobertura colaborativa entre a Agência de Notícias e os cursos de Comunicação Social (Facos) da UFSM.
Texto: Prisley Zuse e Isadora Bortolotto, estudantes de Jornalismo
Fotos: Paulo Baraúna, da Agência de Notícias
Revisão: Reges Schwaab, professor de Jornalismo
Edição: Pedro Moro e Lucas Casali, da Agência de Notícias
Fonte: ufsm.br