Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Parceria entre UFSM e a startup InverseVR desenvolve ambientes no Metaverso para ensino de conteúdos da área de computação

(Foto: Divulgação InverseVR)

UFSM e startup incubada InverseVR fecham acordo para desenvolver pesquisas que contribuam no ensino dos conteúdos introdutórios da área de computação por meio do Metaverso. Isso permitirá que o ensino de conceitos teóricos abstratos como: noções de algoritmos, estruturas de dados, cálculos e circuitos digitais possam ser aprendidos por meio da realidade virtual.

O termo de cooperação tem como objetivo capacitar os alunos nas tecnologias necessárias para realização da modelagem tridimensional, estimular o aprendizado das principais ferramentas para desenvolvimento de jogos digitais, projetar e implementar ambientes tridimensionais para aprimorar o ensino dos conceitos introdutórios da área da Ciência da Computação.

O acordo visa criar um espaço para ensino e aprendizagem dos conteúdos da área da computação sobre realidade virtual. Para isto, serão construídos ambientes para usuários, avatares e itens tridimensionais que permitirão ensinar os fundamentos teóricos e práticos da área da computação.

O ensino

O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Tecnologia da Informação do campus de Frederico Westphalen, Ricardo Macedo. Ele conta que os alunos têm dificuldade em compreender conteúdos introdutórios dos cursos da área da computação em razão de carências vindas do ensino básico:

“O curso de computação tem algumas disciplinas da área da programação. Então disciplinas como algoritmos ou programação e estrutura de dados exigem dos alunos um nível de maturidade e também de abstração matemática que muitas vezes eles não vêm preparados do ensino médio. É uma carência que nós temos no nosso ensino e então eles acabam tendo dificuldade em abstrair esses conceitos e desempenhar essas tarefas relacionadas com a programação de computadores”, diz.

O docente também explica que a partir desse problema demandas de mercado também não são atendidas em razão da alta evasão dos alunos que não conseguem aprender os conteúdos.  De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), 69% dos alunos de cursos de Tecnologia não se formam. Uma projeção divulgada pela mesma pesquisa aponta que até 2024 o mercado terá uma demanda de pelo menos 60% a mais de profissionais da área.

“Por mais que exista uma grande demanda desses profissionais no mercado de trabalho, acaba existindo uma evasão muito grande por parte dos alunos. Então, mesmo sendo um curso gratuito como é o caso da UFSM, o mercado não consegue suprir as suas demandas em função de dificuldades pedagógicas que surgem. É nesse contexto que surge essa possibilidade de cooperação com InverseVR de desenvolver ambientes que venham potencializar o ensino desses conteúdos para os alunos”, explica.

O que é Metaverso?

Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas. Muitos entusiastas enxergam no metaverso um componente-chave da web 3.0. Esse termo é usado para se referir a uma internet mais imersiva, descentralizada e aberta.

O Metaverso está sendo idealizado como um ambiente virtual tridimensional, altamente imersivo, de larga escala e capaz de servir como uma realidade paralela ao mundo físico, dando suporte para um grande número de usuários realizar suas atividades cotidianas. Dentre estas atividades, pode-se mencionar as atividades de ensino e aprendizagem, as quais poderão ser reformuladas para acompanhar esta evolução tecnológica. Nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, as pessoas poderiam interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares (bonecos virtuais customizados) 3D. Ou seja, o objetivo é que as pessoas não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele.

A realidade virtual é um universo digital que vai além da internet que é conhecida hoje. Essa visão para o estado futuro da web tem o potencial de transformar totalmente as interações sociais, negociações comerciais e a economia da Internet em geral.

Sobre a InverseVR

A InverseVR é uma startup de Frederico Westphalen incubada na Pulsar Incubadora da UFSM. Ela oferece produtos e serviços para ajudar pessoas e empresas a usufruírem de experiências digitais imersivas e interativas no Metaverso.

Para a startup, o projeto é uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na InverseVR:

“A ideia é criar estratégias de comunicação mostrando o valor da nossa tecnologia através dos nossos cases de sucesso. Como startup a gente já desenvolveu gamificação com diferentes diferentes propostas. Com esse trabalho poderemos mostrar como pode ser utilizada a nossa tecnologia em diferentes áreas”, explica a responsável pela comunicação da startup, Joice Zanatta.

Texto escrito por Débora Hundertmarck – Estagiária de Comunicação da Proinova e Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação da Proinova