Nos dias 29 e 30 de abril, Buenos Aires sediou a Conferência IASP LATAM 2025, organizada pela divisão latino-americana da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). O evento, realizado no Parque de Innovación de Buenos Aires — polo tecnológico, educacional e científico da capital argentina —, teve como tema central “Inovação nas cidades na era da Inteligência Artificial”, norteando a agenda de conversações com foco na inovação urbana, econômica e social como áreas-chave de exploração.
A UFSM, com o apoio da Fundação de Estudos e Projetos (Finep), esteve representada por meio da equipe do InovaTec Parque Tecnológico e da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), com a participação de Luciana Hoppe, Chefe do Núcleo de Infraestrutura e Patrimônio do InovaTec e Juliani Karsten Alves, Chefe do Núcleo de Apoio Administrativo e Orçamentário da PROINOVA.
O InovaTec, associado à IASP desde 2024, reforçou sua integração ao ecossistema latino-americano de inovação com a participação na Conferência. Além de acompanhar as discussões do evento, a equipe aproveitou a oportunidade para visitar ambientes de inovação, como FabLabs e incubadoras, com o objetivo de absorver conhecimentos sobre modelos de gestão, infraestrutura e metodologias aplicadas em ecossistemas de inovação de referência.
Sobre as visitas técnicas
Parque de Inovação de Buenos Aires
Um dos destaques da agenda foi a visita ao Parque de Innovación de Buenos Aires, um polo que integra universidades, centros de pesquisa e empresas de tecnologia. Lá, a equipe conheceu o +54Lab, um edifício de coworking com laboratórios para startups, e o CDI, um centro imersivo dedicado a experiências com realidade virtual e aumentada. Também foi possível tomar conhecimento das instalações futuras pensadas pelo Masterplan para desenvolvimento do Parque, incluindo projetos inovadores como a escultura Arbórea Magna e um ônibus elétrico autônomo, oriundo de um projeto de pesquisa em teste no Parque.



Universidade de Buenos Aires
Na Universidade de Buenos Aires (UBA) a equipe explorou o Cero + Infinito, edifício da Universidade de Buenos Aires voltado para ciência, matemática e computação. No local, as representantes conheceram sobre as iniciativas e instrumentos de inovação adotados. Além disso, ocorreu uma visita a laboratórios de pesquisa e inovação, como investigação por simulador virtual.
Circular Coworking
O Circular Coworking também integrou o roteiro, destacando-se pela possibilidade de conhecer mais sobre a gestão de espaços coletivos e maker, a exemplo o Circular FabLab — ambiente voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras a partir da criatividade, da ciência e da tecnologia. Durante a visita, também foi realizada uma importante troca de experiências sobre a administração de centros de inovação em fase inicial, especialmente quanto à estruturação dos processos de incubação e aceleração de empreendimentos.
Outro ponto de destaque foi a oportunidade de conhecer a dinâmica de interação ativa do Circular com universidades, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. A equipe foi recepcionada pelo Diretor, Marcus Buccellato e a responsável pelo vínculo científico, María Soledad Córdoba.
IncUBAgro
A visita técnica na Incubadora de Empreendedorismo Tecnológico e Social da Faculdade de Agronomia (incUBAgro) teve como objetivo a troca de experiências sobre o processo de pré-incubação e aceleração de startups, tendo a incUBAgro seus 15 anos de experiência. Ainda neste encontro foi possível o contato com a equipe de internacionalização da UBA, que também apoia atividades da incubadora. Estiveram presentes Mônica Francesa, diretora executiva da incubadora, e Santiago Alberto Paez, engenheiro agrônomo da área de vínculo institucional.
Instituto Tecnológico de Buenos Aires
A agenda também incluiu uma visita técnica ao Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), uma das instituições de ensino mais prestigiadas da Argentina nas áreas de ciência e tecnologia. Reconhecido por sua abordagem inovadora, o ITBA oferece uma experiência universitária diferenciada, combinando tecnologia de ponta, infraestrutura moderna e metodologias práticas voltadas para a solução de desafios reais.
Além dessas visitas, a equipe também passou pela Casa do Governo de Buenos Aires e a sede do Mercado Livre, empresa Argentina e uma das empresas unicórnio mais importantes da região.



A participação da UFSM na IASP LATAM 2025 reforçou a importância da colaboração com o ecossistema internacional para o avanço da inovação. As experiências adquiridas em Buenos Aires servirão como base para projetos futuros da PROINOVA e do InovaTec, alinhando a Universidade às práticas globais, de modo a impulsionar o desenvolvimento tecnológico no Rio Grande do Sul.