Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM promove palestra “Patentes Verdes: Inovação com Responsabilidade Ambiental” durante a COP30 Local



A UFSM realizou a palestra “Patentes Verdes: Inovação com Responsabilidade Ambiental”, promovida pelo Núcleo de Propriedade Intelectual (NPI) da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual (CTTPI) da Proinova, como parte da programação da COP30 Local, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão que busca mobilizar a comunidade acadêmica e regional em torno de projetos e práticas voltadas à sustentabilidade.

O evento recebeu a professora Letícia Cruz, chefe do Núcleo de Propriedade Intelectual da PROINOVA. Em sua atuação no NPI, Letícia é responsável por assessorar a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual em temas relacionados à propriedade intelectual, representar a UFSM junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), além de planejar e coordenar ações executivas do Núcleo.

A professora também articula o trabalho do NPI com outras unidades da instituição e com entidades externas, atuando na promoção de debates e diretrizes institucionais sobre propriedade intelectual. Após a abertura oficial, conduzida pela organização do evento, a palavra foi passada à palestrante, que deu continuidade às atividades previstas.

Durante a apresentação, Letícia detalhou o papel estratégico das chamadas patentes verdes. Ela explicou que as patentes verdes são pedidos de patente que envolvem tecnologias voltadas à redução de impactos ambientais, como soluções para eficiência energética, energias renováveis e processos mais limpos. A professora afirmou “elas recebem trâmite prioritário no INPI, o que acelera o exame e favorece que inovações sustentáveis cheguem mais rápido à sociedade”.

Segundo a Letícia Cruz, o objetivo da palestra foi ampliar a compreensão sobre o conceito, os critérios de enquadramento e o potencial das patentes verdes para impulsionar um desenvolvimento ambientalmente responsável. A professora destacou ainda que “participar do evento foi muito positivo, uma excelente oportunidade de compartilhar conhecimento e reforçar o papel da universidade na promoção da inovação sustentável”.

A palestra integrou um espaço de discussão e sensibilização sobre inovação e responsabilidade ambiental dentro da programação dedicada à COP30 Local.

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-9207

Publicações Recentes