Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

A gestão da UFSM na busca pela modernização administrativa

PROGRAMA MODERNIZAÇÃOGerenciar as diversas ações que ocorrem em uma universidade é uma tarefa complexa, que requer esforço e dedicação de toda a comunidade acadêmica.

Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar a execução de atividades desse tipo, dentre elas o BSC (metodologia para definição da estratégia e gestão do desempenho) e o PMBOK (referencial consagrado para Gestão de Projetos).

Durante o ano de 2014 a PROPLAN tem investido esforços em desenvolver um programa de modernização administrativa que passa desde a inserção de novas ferramentas de gestão até a melhoria da qualidade do serviço público. Neste sentido, a pró-reitoria trabalhou na elaboração de uma metodologia envolvendo o BSC e o PMBOK. Assim, o Plano de Gestão foi elaborado no decorrer do ano e possui 22 objetivos estratégicos, distribuídos de acordo com a metodologia BSC. Os objetivos previstos no BSC serão realizados utilizando-se de técnicas de gerenciamento de projetos do PMBOK, que serviu de base para elaboração da metodologia.

A metodologia será utilizada pela UFSM e será implementada em 2015 nas unidades e subunidades vinculadas à Reitoria. Esta metodologia tem o enfoque nos três pilares do gerenciamento de projetos: escopo, tempo e custo. Os principais aspectos que suportam a metodologia são modelos de documentos, ferramentas de apoio e o próprio software de gestão da universidade (SIE), que será utilizado como base para controlar a execução financeira dos projetos de forma integrada.

Quer saber como funciona este processo? Clique aqui.