Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Informações sobre a Matriz Orçamentária acessíveis

A PROPLAN informa que as informações sobre o Índice de Distribuição de Recursos (IDR) encontram-se acessíveis no Menu “Matrizes Orçamentárias“.

Acessando esse link é possível obter as informações do periodo compreendido entre 2011 e 2016, sendo que com relação ao ano de 2016, pode se acessar o IDR na versão simplificada e completa, bem como acessar orientações orçamentárias para o exercício.

Entenda o IDR

A distribuição de recursos na UFSM, baseada na Lei Orçamentária Anual (LOA),  possui como trâmites:

– Aprovação das normas de distribuição dos recursos por meio do IDR, que deve ser aprovado pelo Conselho Universitário; e

– Regulamentação interna da forma de aplicação das receitas e despesas da UFSM por meio da Resolução Orçamentária, que deve ser aprovado pelos Conselhos de Curadores e Universitário.

IDR é o parâmetro institucional utilizado para fixar os Orçamentos de Custeio e Capital (OCC), no âmbito da UFSM, que serão aplicados pelas Unidades Executoras de Recursos (UGR).

Objetivo

Permitir, através da distribuição dos recursos orçamentários, o incentivo à produção, à produtividade e à implementação de políticas de desenvolvimento de áreas de atuação, por meio da ponderação dos parâmetros fixados.

Parâmetros fixados

Os parâmetros são fixados através de indicadores determinados com o objetivo de medir o desempenho das unidades da Instituição em cada área de atuação. Os parâmetros são relativos, porquanto relacionam a unidade com a Instituição como um todo.