Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Enade é pauta de reunião em Palmeira das Missões e em Frederico Westphalen

Na última terça-feira, dia 16 de agosto, foi realizada uma visita ao Campus de Palmeira das Missões, aos cursos de nutrição, zootecnia e enfermagem. Esta ocorreu na parte da manhã, em que estiveram presentes Douglas Flores e Marcia Lorentz, da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI). Além deles, a professora Martha, Pró-Reitora de Graduação, estudantes, docentes e coordenadores dos cursos citados acima se fizeram presentes.

Na parte da tarde a reunião ocorreu no Campus de Frederico Westphalen, com o curso de Agronomia. Estavam presentes estudantes, docentes e a coordenadora do curso, além dos servidores citados acima. Em ambas as reuniões foi destacada a importância de realizar o (Exame Nacional de Avaliação do Estudante) ENADE e quais os alunos que precisam fazê-lo.

Existe um ciclo avaliativo, o qual se divide em três grupos, sendo que este ano estamos no ANO I, que abrange 17 cursos. Este, é divido aos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Ou então, aos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Entre os estudantes que foram inscritos no ENADE, mas estão dispensados da prova, encontram-se: Ingressantes (iniciado o curso em 2016), tendo de zero % a vinte e cinco % da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016. Já os alunos que foram inscritos e deverão realizar a prova, são os seguintes:

– Formandos dos Cursos de Bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta % ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016;

– Formandos dos Cursos Superiores de Tecnologia, que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido setenta e cinco % ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016.

Desta maneira, é muito importante ressaltar que todos os alunos que se enquadram nas especificações citadas acima precisam realizar a prova para conseguir o diploma de graduação. O exame será no dia 20 de novembro.

Mais informações podem ser encontradas no site da Avaliação UFSM, no menu Enade: http://coral.ufsm.br/enade/.