Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Universidades-membro da AUGM realizam planejamento integrado

A partir do trabalho do Núcleo Disciplinar de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), a rede de universidades públicas de países que inclui Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai objetiva compartilhar experiências e planejar ações de forma conjunta.

Todos os semestres, o núcleo reúne seus integrantes e realiza um encontro para compartilhar experiências acerca de avaliação institucional, planejamento estratégico e gestão universitária a partir da vivência de cada membro em suas respectivas universidades. Neste
primeiro semestre de 2019, a sede escolhida para o encontro foi a Universidade Federal de Santa Maria. A Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM conversou com a diretora do núcleo, Maria Francisca Briones Rosas.

Ao ser questionada sobre a função do Núcleo Disciplinar de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária, Francisca comenta que atualmente o grupo está com desafio de apoiar a formulação do plano de desenvolvimento da AUGM. A diretora acredita ser uma oportunidade para repensar o passado e prever algumas temáticas que serão abordadas futuramente.

A partir da reunião, que ocorreu no dia 10 de abril na UFSM, o diagnóstico institucional da AUGM, primeira etapa do plano de desenvolvimento, foi concluído. Além disso, algumas atividades como um curso de inverno sobre macroprocessos de gestão e a segunda etapa do planejamento, foram programadas para o segundo semestre.

Por fim, no que diz respeito à perspectivas futuras, Francisca assegurou a continuidade do trabalho de levantamento de indicadores de desempenho para monitorar e atualizar os indicadores institucionais e afirmou: “o que mais queremos é seguir compartilhando experiências e boas práticas entre as universidades-membro da AUGM”.