Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Consu aprova a reestruturação administrativa em 4 unidades de ensino da UFSM

Reforma nas unidades visa a integração de secretarias, agilidade e garantia de atendimento qualificado

Nesta sexta-feira (29), o Conselho Universitário (CONSU) aprovou as propostas de reestruturação administrativa dos centros de Tecnologia (CT), Educação Física e Desportos (CEFD), Educação (CE) e Ciências Sociais e Humanas (CCSH). As propostas fazem parte do projeto de Modernização Administrativa da UFSM, processo que tem por objetivos o mapeamento e a otimização dos processos da universidade, com a implantação de um modelo de gestão baseado em processos, alinhado com a tecnologia da informação (TI) e novas ferramentas de gestão, atingindo as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A Modernização Administrativa está em andamento desde 2017, quando a proposta foi apresentada à comunidade acadêmica. Na etapa atual, as Unidades de Ensino se reestruturarão a partir da integração das secretarias de curso, secretarias de departamento e de pós-graduação. O processo concentrará serviços que atualmente são realizados em diversos setores espalhados entre os departamentos das unidades em uma estrutura mais horizontal, com o intuito de trazer mais agilidade e eficiência na resolução das demandas.

“A universidade aumentou seu tamanho, com um maior número de cursos e, por isto, precisa de uma estrutura administrativa mais robusta, que fortaleça a estrutura dentro das unidades de ensino”, afirma o reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, que também lembra que a experiência de secretarias integradas já é uma realidade nos campi fora de sede e nos colégios da universidade.

Na modernização administrativa da UFSM, todas as unidades de ensino adotarão uma estrutura-padrão já definida, com autonomia para ajustes de acordo com as especificidades internas. Além de repensar a estrutura administrativa a fim de adaptar a universidade aos processos digitais, busca-se garantir o atendimento de qualidade à comunidade acadêmica em um cenário de não-reposição de alguns cargos técnico-administrativos em educação.

O reitor lembra que a proposta de uma estrutura-padrão já foi apresentada e discutida em 2019, sendo aprovadas nos conselhos superiores da UFSM. Entretanto, o processo foi suspenso devido ao decreto do governo federal que extinguiu algumas funções gratificadas, atingindo diretamente o funcionamento das estruturas administrativas das unidades. Outro fator que dificultou a continuidade do processo foi a pandemia de Covid-19.

Após o processo eleitoral de 2021, a nova gestão retomou as discussões sobre a reestruturação nas unidades de ensino, em reuniões entre os diretores das unidades, seminários e diálogo com os departamentos e coordenações dos cursos.  O reitor destacou que o diálogo e o comprometimento das direções de unidade permitiu a construção de uma proposta com maturidade para chegar à aprovação. As demais unidades de ensino deverão ter suas reestruturações aprovadas ainda em 2022. A reitoria espera que todas as unidades estejam reestruturadas em até dois meses.

A Modernização Administrativa também atingirá as pró-reitorias. No final da última gestão foram aprovadas as reestruturações das pró-reitorias de Graduação e Extensão. A expectativa agora é pela discussão da estrutura da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a reestruturação da Agittec, que será transformada em Pró-Reitoria de Inovação e, após, as demais pró-reitorias (PRA, PRAE, PROPLAN, PROINFRA).

Reportagem: Davi Pereira
Fotografia: Solange Prediger – Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor