As chuvas da semana passada causaram significativos estragos em cidades da região norte do estado do Rio Grande do Sul. Em virtude desses acontecimentos, o Grupo de Modelagem Atmosférica (Gruma) e o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFSM enviaram uma equipe para missão até a região de Passo Fundo/RS, no intuito de avaliar os danos provocados pelas tempestades. A presença de uma equipe no local corresponde a algo que tem despertado curiosidade e motivado a pesquisa em estudiosos da área da Meteorologia, que é o fato dessas tempestades serem algo típico de ocorrência na América do Sul.
O Gruma é um grupo que existe desde 2006 no curso de Meteorologia da UFSM. Entre seus objetivos, o grupo realiza previsões numéricas de tempo a partir de modelos atmosféricos como como o Brazilian Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS) e o Weather Research and Forecasting Model (WRF) e a simulação de ambiente. A equipe do Gruma é composta por professores e acadêmicos em níveis de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).
Os estragos causados pelo vento durante as tempestades alinharam-se aos interesses do professor Ernani de Lima Nascimento, especialista em tornados e tempo severo do Gruma e responsável por conduzir a pesquisa na área afetada. A atividade de campo contou com a participação dos alunos da Meteorologia Murilo Machado Lopes, Carolina Kannenberg, Patrícia Feldhaus, Rafael Neves de Azevedo e Tiago Bremm.