Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Talentos do CCNE

No Dia do Servidor Público, 28 de Outubro de 2021, o Centro de Ciências Naturais e Exatas lançou o “Mês de Talentos dos Servidores/as do CCNE”, uma iniciativa criada com o objetivo de divulgar e valorizar os talentos incríveis dos servidores e das servidoras do CCNE, para além de suas atividades profissionais na UFSM. Durante o mês de Novembro, os e as servidoras do CCNE compartilharam suas diversas aptidões. 

Talentos

Fotografia 

 

A Professora Associada do Departamento de Química, Cláudia Smaniotto Barin, compartilhou as suas aventuras na macro fotografia, que segundo ela “possibilita ver o mundo sob outra perspectiva, evidenciando detalhes de cenas, objetos ou seres, que normalmente passam despercebidos”. Para realizar essas fotografias, a servidora utiliza uma câmera NIKON D5100 e uma lente de distância focal de 105mm. 

 

Poesia e Fotografia

O Professor Associado do Departamento de Física, Lucio Strazzabosco Dorneles, mostrou que sua afinidade não é apenas com as exatas, pois ele também tem o talento da poesia. Junto ao seu irmão Lauro, ambos inspiram-se na paixão pela música, instrumentos e melodia. Com essa mistura, eles convidam todos a embarcarem no poema chamado “Tecla”, sobre lembranças e momentos que despertam o imaginário. Além disso, o professor também compartilhou o talento da fotografia, e enviou uma imagem realizada durante seu percurso para a Universidade: “A foto foi inspirada na luminosidade característica de uma manhã de outono; hoje, a foto inspira o retorno ao convívio com os estudantes”, conta o servidor. 

 

A tecla

Por Lucio Dorneles e Lauro Dorneles

 

Sorrio sozinho olhando o teclado,

Vibro com tons que minha pele afagam.

As teclas, no piano tocam as cordas,

E em mim as lembranças que não se apagam. 

O semblante, duro, da maneira polida, 

Parece minha estampa curtida no tempo.

Inspiro música, como ar que brota,

E toca minha face assim como o vento. 

Quem olha, vê os dedos precisos, no tempo, 

E a métrica justa que ressona e acalma. 

Parece que é o músico o guia das cordas, 

Mas as teclas que tocam os dedos e alma. 

Teclas geladas, sem cor, marfim, 

Aquecem os dedos, põem cor no poema. 

Dói pouco a lembrança de quem já se foi, 

Parece que volta pra uma prosa amena. 

O semblante estampa frieza, 

Mas não é o real sentimento interior. 

O frio se aquece ao som do piano

Que embala o poema, orquestrando calor. 

O teclado empurra o poema e a alma! 

Com as cordas ilumina, aquece, conforta.

O cinza das letras reflete matizes, 

O frio, musicado, a alma comporta.  

Artesanato / Arte em Crochê

A secretária do Departamento de Química da UFSM, Marilene Dias do Nascimento, possui o talento de artesanato em crochê, também conhecido como técnica “Amigurumi”. De acordo com a servidora, a técnica surgiu no Japão e o nome Amigurumi surgiu da contração das palavras ‘Ami’, que tem vários significados, entre eles ‘tricô’ ou ‘malha’, e ‘Nuigurumi’ que significa ‘bichos de pelúcia de tricô’: “Isso consiste em confeccionar bichinhos tridimensionais com pontos de tricô ou crochê. Mesmo muito antiga, foi apenas na década de 1980 que ela ganhou fama, graças à Hello Kitty, que se tornou uma febre mundial. O mercado precisava criar opções alternativas de bichinhos meigos e tão legais quanto a boneca japonesa, e com isso surgiram os amigurumis. A prática ficou tão popular, que em 2002 foi criada a Associação Japonesa de Amigurumi. No Brasil, começou a fazer sucesso junto com a difusão da cultura japonesa. O processo de execução é todo artesanal e por ser feito a mão permite que cada peça seja única, uma vez que é praticamente impossível fazer um trabalho idêntico a outro. São confeccionados com linha de algodão ou lã e a agulha compatível. O ponto mais usado é o ponto baixo. Normalmente os personagens não tem boca para não terem emoções definidas, assim em um dia que você está triste, vai sentir que a boneca também está triste, já em um dia que você está alegre, a boneca também estará alegre”, explica. 

Elaboração de vídeos animados para ensino e aprendizagem de inglês

 

Também foi revelado o talento da Elvandir Guedes Guimarães, que além de ser Secretária do Programa de Pós Graduação em Bioquímica Toxicológica, tem um canal no youtube com o propósito de facilitar a aprendizagem de inglês para crianças. Elvandir dedica-se à criação de materiais didáticos para o público infantil, com vídeos animados e uma linguagem acessível a esse público. Ela busca através da forma pedagógica ensinar inglês de maneira fácil e prática.