Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

A integração entre mitos: as atividades que aconteceram e o que vem por aí no CCNE

Encerrando o segundo semestre de 2018, aconteceu a Ação Mitos do CCNE no hall do prédio 13, nos dias 11, 12, e 13 de dezembro. Reunindo técnicos administrativos, professores do CCNE e alunos dos mais diversos centros da Universidade, a atividade possibilitou a integração entre pessoas que dedicam boa parte dos seus dias no Campus, seja estudando ou trabalhando, dentro e fora das salas de aula.  Além da interação, a atividade também promoveu a Avaliação Docente pelo Discente que ocorre ao fim de cada semestre letivo.

Ao longo dos três dias, a atividade contou com quase 400 participantes, vindos de toda a Universidade. Além disso, o CCNE já ultrapassou mais da metade de participação na Avaliação Docente, sendo um recorde para o Centro. Coordenada pela equipe do Núcleo de Divulgação Institucional (NDI) e com o apoio da Unidade de Apoio Pedagógico, professores e alunos voluntários, a atividade aconteceu como um momento de descontração onde foi proposto o jogo “Quem Sou Eu?”.

Participantes sendo desafiados no “Quem sou Eu”

A dinâmica era a seguinte: cada um dos participantes recebeu uma plaquinha para colocar em sua testa, contendo em cada uma delas identidades dos mitos já bastante conhecidos do Centro como Pitágoras, Charles Darwin, Milton Santos, Gertrude Cox, Vilhelm Bjerknes, Marie Curie e Einstein. Ao adivinhar qual figura eles representavam, os alunos foram premiados com camisetas de algum dos sete nomes. Ainda dentro da Ação Mitos, o PET de Matemática também propôs desafios lógicos valendo a mesma premiação.

Segundo Luiza Morin, estudante da UFSM e integrante do PET de Matemática, “foi muito legal, pois no meio das brincadeiras houveram muitos papos e trocas de vivências entre os participantes, independente de serem alunos, professores ou funcionários de outros centros da universidade”. Mas para participar das atividades da ação, os alunos precisavam já ter respondido a Avaliação Docente pelo Discente disponibilizada no Portal do Aluno no site da instituição.

Para além do incentivo de participação dos discentes na avaliação, a Ação Mitos do CCNE surgiu também para oferecer um espaço mais acolhedor e despojado para todos que frequentam o Centro. Para o Wellington Gonçalves, servidor responsável pela atividade “aproximar os estudantes e desenvolver ações para que eles criem e mantenham os vínculos de amizade entre colegas, além de estimular a sensação de pertencimento ao Centro, é extremamente importante para evitar a evasão e a desmotivação dos estudantes ao longo do período de graduação.”.

Essa ação surgiu também como uma atividade de descontração no ambiente de estudos das “ciências duras”, gerando sentimento de pertencimento e reconhecimento a todos que frequentam o Centro. “É muito legal ver pelo Campus alguém usando a camiseta dos Mitos e reconhecer que aquela pessoa, como eu, também faz parte do CCNE”, complementa Lucas Zimmermann, bolsista do NDICCNE que participou do planejamento e da execução da ação.

A Ação Mitos do CCNE irá acontecer novamente nos dias 11 e 12 de março, fazendo parte das atividades de recepção do primeiro semestre de 2019, acolhendo os novos alunos na Semana da Calourada, possibilitando a integração desses com seus veteranos, colegas e com o próprio Centro, lugar que irão frequentar pelos próximos anos.

Texto: Gabriel Finatto, acadêmico de Produção Editorial da UFSM

Revisão: Wellington Gonçalves, Relações Públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE