Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Ciência, ambiente e a história de Santa Maria: conheça Valter Noal

Há pouco mais de 30 anos, iniciou sua trajetória como servidor técnico-administrativo na Universidade Federal de Santa Maria. De lá pra cá, atuou em diversos locais. “No final dos anos 80, cuidei da revista Ensaio, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Depois, em um curto período, na assessoria de divulgaçãodo do Gabinete do Reitor. Depois, foram dez anos na editora da Universidade e agora, há 15 anos, aqui no CCNE, no setor de revistas”, conta Valter.

Valter Antonio Noal Filho nasceu em 1960, em Santa Maria. Cresceu em uma casa com pátio grande e arborizado, uma das mais belas lembranças de sua infância. Com 19 anos ingressou na UFSM, onde foi aprovado no vestibular para a primeira turma do Curso de Comunicação Visual, uma fase de adaptações e construções.

Há 33 anos, iniciou sua trajetória como servidor técnico-administrativo na Universidade Federal de Santa Maria. De lá pra cá, atuou em diversos locais. “No final dos anos 80, cuidei da revista Ensaio, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Depois, em um curto período, na Assessoria de Divulgação do Gabinete do Reitor. Depois, foram dez anos na Editora da Universidade e agora, há 19 anos, aqui no CCNE”, conta Valter.

Mas, além das divulgações feitas aqui, Valter tem em seu caminho, sete livros de sua autoria. “O primeiro livro nasceu de uma curiosidade minha sobre o passado de Santa Maria e, ao mesmo tempo, da constatação de que se aproximava a data de seu bicentenário, que passaria despercebida caso nenhuma instituição tomasse a iniciativa de marcar a importante efeméride. Assim, eu e o amigo José Newton Cardoso Marchiori, iniciamos a pesquisa que originou o livro “Santa Maria: relatos e impressões de viagem”, com lançamento previsto para novembro de 1997, justamente a época mais provável para assinalar os 200 anos da chegada da Comissão Demarcadora de Limites entre terras portuguesas e espanholas que aqui estabeleceu seu acampamento, embrião do atual sítio urbano”, conta ele.

Tal criação, fez com que o santa-mariense tomasse gosto pela literatura de viagem antiga. Assim, continuou pesquisando em bibliotecas, relatos de viagens sobre o Rio Grande do Sul. Estabeleceu parceria com Sérgio da Costa Franco, importante historiador do Rio Grande do Sul, que após sete anos de pesquisa, resultou no livro “Os Viajantes olham Porto Alegre” em dois volumes, o primeiro traz relatos de 1754 a 1890 e o segundo volume, dos anos de 1890 a 1941. A obra foi agraciada com o prêmio Açorianos de Literatura em 2005, na categoria especial e também o de Livro do Ano, recebendo a maior homenagem daquele ano. foi uma surpresa na verdade, porque nem eu nem Costa Franco pensávamos em prêmio, nós queríamos fazer um bom livro, que interessasse a um bom número de leitores e lhes oferecesse realmente novidades. Acredito que a premiação foi uma consequência”, relata ele.

Com o término destas obras, Valter participou de nova parceria, na organização de uma obra inédita de 1943, do escritor santa-mariense Getulio Schilling. Em 2008, mais dois trabalhos foram concluídos: a reedição do “Santa Maria: relatos e impressões de viagem”, completamente modificada, com quase 20 novos textos, e com outros parceiros fez “Do céu de Santa Maria”, livro que reproduz fotografias aéreas de Santa Maria, desde o final da década de 1920. Um livro que ganhou bastante apreço dos conterrâneos.

Em 2017, com Sergio Faraco, publicou “Francisco Ricardo: uma tragédia esquecida” e no ano seguinte, com Silvia Paraense, organizou “Santa Maria: o passado pitoresco em prosa fluida”, que reúne crônicas de Romeu Beltrão.

No CCNE, Valter trabalha com a Revista “Ciência & Ambiente”, executando diversas tarefas, como a adaptação ao projeto gráfico, a diagramação e a divulgação de cada número publicado. Para o seu futuro na instituição, Valter espera propor iniciativas e incentivar atitudes, uma vez que para ele, “a universidade pública constitui terreno fértil para a invenção”. Além disso, pretende contribuir para que a universidade fortaleça o seu caráter inovador e assuma maior protagonismo na preservação da memória e conhecimento do patrimônio cultural e histórico de Santa Maria, por meio da sistematização e da difusão de novos dados colhidos em acervos fotográficos.

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE