Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Excelência no estudo paleontológico: conheça Leonardo Kerber

Desde 2018, Leonardo é Coordenador do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA), órgão suplementar da UFSM, onde também exerce o seu cargo como técnico administrativo. O trabalho como biólogo/paleontólogo do CAPPA engloba atividades tais como a coleta de fósseis, publicações científicas e divulgação dos resultados.

Leonardo Kerber, TAE responsável pelo CAPPA.

Leonardo Kerber possui uma extensa formação antes de ingressar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2016, através de concurso público e ocupar o cargo de Técnico Administrativo em Educação (TAE). É Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS-2008), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2011) e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da (UFRGS-2014). Em seu pós-doutorado, Leonardo foi pesquisador na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul entre 2014 e 2015 e pesquisador de Pós-Doutorado na University of Zurich durante o início de 2016.

Para Leonardo, exercer a sua função como biólogo/paleontólogo faz surgir grandes responsabilidades em sua trajetória como educador/pesquisador, tais como a de coordenar os projetos dos estudantes e fornecer o apoio necessário para a estruturação de suas pesquisas e de contribuir para o desenvolvimento da instituição no escopo científico. Além disso, para o coordenador, “há uma responsabilidade em contribuir com o desenvolvimento da universidade no meio científico paleontológico, para que esta venha a se tornar uma instituição reconhecida nessa área do conhecimento, desenvolvendo pesquisa com excelência.”

A proximidade com os colegas do CAPPA/UFSM e também os estudantes corroboram para pensar o futuro da ciência que é, sem dúvidas, um desafio em tempos atuais, uma vez que uma das principais dificuldades para aqueles que trabalham com pesquisa é a captação de recursos. Entretanto, Leonardo destaca que a  jornada na pesquisa também é rica em recompensas, quando por exemplo ele consegue ver o progresso do trabalho, a evolução dos estudantes ao longo do tempo, o enriquecimento das técnicas e os resultados publicados em artigos científicos.

Como coordenador do CAPPA e pesquisador, Leonardo possui grandes expectativas para o seu futuro dentro do âmbito universitário. “Espero que, no futuro, eu possa olhar para trás e ver os resultados do trabalho que estamos realizando. Que a estrutura que estamos construindo seja mantida, que consigamos continuar formando recursos humanos e que a importância da ciência seja reconhecida pela sociedade”, comentou.

Texto por: J. Antônio de Souza Buere, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE