Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Mês do servidor: conheça Gracieli Fernandes

No dia 28 de outubro se comemora o dia do servidor público. Em homenagem à data, todas as semanas do mês de outubro, uma nova matéria contará um pouco da história de um servidor ou servidora que faz parte da história e cotidiano do CCNE e da UFSM.

Gracieli e seu cachorro Jack, que mora com ela em Santa Maria.

Gracieli Fernandes, 33 anos, é servidora na UFSM desde 2016, quando ingressou no CCNE como Assistente em Administração do Departamento de Ecologia e Evolução. Com a reestruturação administrativa em 2022, passou a atuar na Secretaria Integrada de Departamentos do CCNE. O dia-a-dia da função inclui rotinas de oferta de disciplinas, expedição de documentos oficiais e cadastros, reuniões de colegiado departamental, editais de bolsas monitoria, auxílio em conferência patrimonial, auxílio a docentes e TAEs, entre outros.

Para Gracieli, os incentivos diários que a motivam a desempenhar seu trabalho são: atuar em um centro de excelência, o  incentivo por parte da direção à participação em outras atividades e ações, o que maximiza seu desenvolvimento pessoal, a prestatividade e apoio dos colegas e os novos desafios e responsabilidades diárias.

Como recado para os interessados em atuar como servidores, Gracieli declara: “Sejam pessoas honestas, gentis e responsáveis. Sempre façam o melhor que puderem, nas condições ofertadas. Ajudem outras pessoas, prezem por um serviço público melhor, por um país melhor, por uma universidade melhor.”

Para além de sua função, Gracieli também é estudante de pós-graduação da UFSM e está na fase final do doutorado. Em seu tempo de lazer, é uma pessoa bastante ativa, ama correr, ama trilhas e natureza, praticar exercícios, ler, estar com sua família, que vive em Frederico Westphalen – 300 km de distância de Santa Maria -, suas sobrinhas e seus cachorros.

Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Edição: Natália Huber, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.