Nesta última quinta-feira (06), os estudantes de Licenciatura em Física (CCNE – UFSM) realizaram a segunda ação da disciplina “Planejamento de Ensino e Extensão”. Em parceria com a Direção e Professora de Ciências da Escola Municipal Júlio do Canto, localizada no mesmo bairro da UFSM (Camobi), os alunos do 9º ano foram convidados a participar da atividade. A professora responsável pela disciplina na UFSM, Dra. Inés Prieto Schmidt Sauerwein, explicou que o objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes da escola uma experiência prática do conteúdo aplicado em sala de aula, porém de uma forma divertida e acessível.
“Acreditamos que essa experiência pode despertar o interesse e a motivação pela Física ao mostrar que não é um ‘bicho de sete cabeças’ e que não se resume a fórmulas decoradas.’’
Inés Prieto
Segundo a professora, a disciplina que integra o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), aprovado em 2022 e implementado no primeiro semestre de 2023 para o curso de Física – Licenciatura (diurno), oferece aos graduandos a oportunidade de vivenciar três etapas que serão fundamentais para a formação dos futuros educadores: o planejamento, a implementação e a avaliação da ação de extensão. Os próprios estudantes planejaram as atividades e entraram em contato com a escola. Além de realizarem as visitas, garantiram o transporte por meio do sistema da Universidade. Deste modo, a organização desta logística também é uma experiência importante para que estes estudantes formem uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades essenciais no contexto educacional, cita Inés.
A tão esperada atividade: a Corrida Maluca
Durante o período da manhã, os alunos da Escola Municipal Júlio do Canto tiveram a oportunidade de montar quatro modelos de carros junto aos estudantes de Física da UFSM. Esses carros foram projetados para utilizar diferentes tipos de forças, incluindo impulso com elástico, água, peso e ar, para realizar o movimento. Cada um deles terá uma velocidade diferente de acordo com o estímulo aplicado.
Para a construção dos carros, os materiais base utilizados foram palitos de churrasco e palitos de picolé. Além disso, materiais adicionais, como CDs, balões, elásticos, pilhas e conta de resina, foram usados para explorar outros princípios físicos durante a atividade.
De acordo com Matrégori Santos, estudante da disciplina de extensão, o objetivo era que o público-alvo aprendesse sobre as noções básicas do movimento através do funcionamento dos carros. O automóvel montado por ele envolvia a propulsão a partir da força elástica.
“A extensão universitária é crucial para a educação nas bases.”
Elisane Cargnin
A vice-diretora da Escola Júlio do Canto, Dra. Elisane Cargnin, aponta que, nesta atividade, os alunos têm a oportunidade de sair do ambiente escolar e vivenciar interações diferentes, como o contato com acadêmicos, docentes externos e até com o motorista do transporte. Em relação ao conteúdo, observa: “Eles colocam em prática os conceitos que aprendem na escola. Ao montar esses carros, podem observar o que funciona e o que não funciona e isso vai além dos recursos didáticos tradicionais’’. Elisane diz que essa atividade também serve como uma porta de entrada para que os alunos considerem a disciplina de Física como uma possível profissão no futuro.
A professora de Ciências da escola, Dra. Joseânia Salbego, ratifica o discurso de que a colaboração entre a UFSM e as escolas-base é importante para os educadores. Isto porque, segundo ela, fortalece o trabalho realizado nas escolas e contribui para a formação dos alunos, o que possibilita o interesse pela educação e pela Universidade.
“Os professores que atuam em escolas-base são sonhadores e tentamos levar esse sonho de que a universidade é acessível para eles”.
Joseânia Salbego
Joseânia ressalta que atividades como essas reforçam o que os professores das escolas básicas tentam transmitir em suas salas de aula, porém com menos recursos disponíveis.
Para as estudantes do 9º ano, Amanda Colaço e Clara Militz, o que elas mais gostaram foi a oportunidade de aprender coisas novas: ‘’Nunca passou pela nossa cabeça que dava para construir um carrinho como esse na Física’’. As alunas complementam que participar de uma atividade universitária antes de ingressar no ensino médio é algo importante e que serve como uma experiência prévia, caso decidam entrar em uma Universidade, futuramente.
Deste modo, a parceria entre o curso de Licenciatura em Física da UFSM e a Escola Municipal Júlio do Canto resultou em uma atividade prática que despertou o interesse dos estudantes do ensino fundamental pela disciplina. Essa colaboração fortaleceu o trabalho educacional, incentivando o envolvimento dos estudantes com a Universidade e ampliando suas perspectivas de estudo.
Contato da Escola Municipal Júlio do Canto: (55) 3226-1268. Endereço: Rua Bolívia, 119, Vila Soares do Canto – Camobi, Santa Maria – RS.
Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Natália Huber, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.