Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Interação e diversão marcam as boas-vindas aos Calouros do CCNE



Estudantes cantando ”Evidências da dupla Chitãozinho e Xororó” no Calourokê do CCNE;

Na segunda semana de agosto (7), no ambiente da Biblioteca Setorial do CCNE, servidores e veteranos do CCNE deram as boas-vindas aos calouros noturnos dos cursos de Licenciatura em Física, Matemática e de ingressantes de pós-graduações do CCNE. O evento organizado pela Subdivisão de Comunicação e Setor de Apoio pedagógico, escolheu a Biblioteca para a recepção, pois se destaca por oferecer um ambiente acolhedor e convidativo. Segundo a organizadora do evento e chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE, Natália Huber, a decisão de trazer atividades dinâmicas e animadas para um espaço conhecido por seu silêncio tradicional tinha como objetivo mostrar aos estudantes como a biblioteca do CCNE também é um espaço acolhedor. Além do ambiente iluminado com luzes coloridas que deram um toque de festividade, as organizadoras, os veteranos e coordenadores dos cursos foram os responsáveis por preparar um lanche coletivo, adicionando um toque pessoal e generoso à recepção.

 

Apresentação entre Calouros, Veteranos, Professores e Técnicos

Cada participante na entrada da Biblioteca recebeu um adesivo para identificação do seu nome e um interesse pessoal, facilitando as primeiras interações. A sessão de apresentações adotou um estilo descontraído, baseado em perguntas como “quem aqui gosta de……, dê um passo à frente” – uma abordagem eficaz para que os calouros compartilhassem suas paixões e formarem conexões iniciais com todos os presentes”. De acordo com Eliane Cristina Amoretti, também responsável pela organização do evento e chefe do Setor de Apoio Pedagógico, “a ideia é que todos se conheçam a partir de gostos pessoais para quebrar aquele clima de seriedade entre professor e aluno”.

Legenda foto: Apresentação entre os Calouros, Veteranos e Servidores na Biblioteca Setorial do CCNE.
Foto: Vice-Diretor do CCNE, Prof. Dr. Hans Zimmermann, Eliane Cristina Amoretti do Setor de Apoio Pedagógico do CCNE e Fabiane Noguti, Coordenadora do Curso de Matemática realizando suas falas no Calourokê do CCNE. 

Após a brincadeira inicial, o segundo momento foi algo mais formal com apresentações oficiais dos Coordenadores dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, Setor de Apoio Pedagógico do CCNE e a Subdivisão de Comunicação e Vice-Direção do CCNE, Prof. Dr. Hans Zimmermann. Entre todos os discursos de boas-vindas, a pauta a ser destacada foi a oferta de uma base de apoio nas jornadas acadêmicas aos novos estudantes pelos servidores da UFSM, principalmente estes que os receberam, do CCNE.

 

Os calouros conheceram Diretórios Acadêmicos e PETs

Os representantes dos cursos desempenham um papel abrangente, desde a recepção dos calouros até o acompanhamento informal durante a graduação. Isso envolve uma acolhida próxima desde o início do curso, que neste semestre aconteceu através de um convite da equipe da organização da Calourada. As apresentações oficiais foram complementadas pela interação com membros dos Diretórios Acadêmicos da Física (DAF) e da Matemática (DAMAT), que além das boas-vindas, explicaram seu papel representativo. Além disso, os Programas de Educação Tutorial (PET) da Física e da Matemática conversaram com os calouros sobre as oportunidades que o PET oferece aos estudantes, que vão desde palestras a apresentações de pesquisas tanto na UFSM como em outros estados ou países.

Hellington Pereira, estudante de licenciatura em Matemática e Presidente do DAMAT conversando sobre o diretório acadêmico com a repórter do CCNE.

Em entrevista para a Equipe de Comunicação do CCNE, Hellington Pereira, presidente do Diretório Acadêmico da Matemática (DAMAT), conta que geralmente os estudantes buscam o diretório para pedir ajuda em disciplinas específicas do curso, mas ressalta que o diretório também recebe graduandos de outras áreas. “Os  estudantes podem entrar em contato quando perceberem que o diretório pode oferecer assistência matemática independente do curso.”

Hellington conta que os estudantes noturnos têm menos oportunidades de integração com os graduandos diurnos e que essa dinâmica pode impactar na realização de eventos semelhantes com o da Calourada. “Eu queria muito que tivesse uma recepção do DAMAT para recepcionar os calouros noturnos, igual fazemos com os estudantes do turno inverso. O desejo da realização existe mas, infelizmente ainda não é viável.”

O recado que o presidente do DAMAT deixa aos calouros é de que eles não estão sozinhos. ‘’Nós, da matemática, estamos presentes em todos os lugares.’’ E faz um convite para os novos estudantes visitarem o diretório acadêmico. “Lá eles serão recepcionados por graduandos que estão em diferentes fases do curso.” Hellington também aproveita para falar sobre a Atlética do CCNE que faz programações de jogos e festas com o objetivo de integrar os estudantes de diferentes cursos. “A atlética inclui quase todos os cursos de Ciências Naturais e Exatas, tem muita coisa no campo de matemática que eu gostaria que todos pudessem participar”, conclui.

 

Representantes do PET, conversando com os calouros sobre as atividades do PET.

Em uma conversa descontraída, Andressa de Oliveira, veterana do curso de Matemática Bacharelado e participante do PET Matemática desde 2021, compartilhou suas perspectivas sobre o evento e o seu papel como veterana.“É uma sensação diferente. Quando você é calouro, tudo é novo, você não sabe o que esperar e vendo isso como veterana, posso oferecer ajuda e compartilhar minha experiência com os novos estudantes.” Além disso, aproveitou para deixar um recado: ‘“quando precisarem de uma ajudinha, é só bater na sala do PET!”

 

Expectativas das calouras do CCNE

A caloura de Licenciatura em Física, Giovana Ferreira, compartilhou seus sentimentos em relação à UFSM:. “Estou feliz, mas ao mesmo tempo nervosa. É muita gente nova, diferente do ciclo com o qual eu estava acostumada.” Ela conta que inicialmente, sua escolha era Engenharia Mecânica, mas com o passar do tempo os conteúdos relacionados a Física começaram a chamar a sua atenção, o que resultou na escolha do curso. Suas expectativas são claras: “Quero aprender, fazer amizades e aproveitar bem o tempo aqui, porque depois a chance passa”.

Já Vanessa do Canto, caloura de Licenciatura em Matemática, diz que se sente motivada ao ingressar na Universidade. “Recomeçar a estudar depois de uma determinada idade, é empolgante. Ao mesmo tempo que a gente se impõe a alguns desafios, mas é gratificante.” Vanessa conta que a escolha do curso são as oportunidades de trabalho mais rápidas e diz que suas expectativas estão altas em relação ao aprendizado e à convivência com pessoas da área.

Tímido início, crescimento vibrante: o Calourokê sob a luz das Meninas

Dominado pelas meninas, a música “50 reais” da cantora Naiara Azevedo, no Calourokê de inverno do CCNE, na Biblioteca Setorial do CCNE.

A sessão de karaokê foi conduzida pelos representantes dos Diretórios acadêmicos e PETs da Física e Matemática, que ficaram responsáveis pela organização da lista e chamada de cantores e cantoras. Com a empolgação das meninas presentes, o momento de cantoria deu início a um karaokê eclético. O repertório abrangeu artistas diversos como Taylor Swift, Los Hermanos e Raimundos. Teve o momento sertanejo com os cantores Chitãozinho e Xororó (uma escolha clássica em qualquer karaokê), Ana Castela, Luan Santana e finalizou com a extinta Banda Djavú. Essa mistura de estilos musicais capturou a ampla diversidade de gostos e personalidades presentes, adicionando um toque ainda mais memorável e divertido à ocasião. 

Passada uma semana, a equipe de Comunicação do CCNE reforça as boas-vindas aos novos e novas estudantes da UFSM e do Centro de Ciências Naturais e Exatas. O evento, que buscou fortalecer os laços entre calouros, veteranos e coordenadores, criando um ambiente caloroso e acolhedor, cumpriu com seu objetivo! Desejamos que cada passo desse caminho  seja dado com cautela, com boas amizades e cheio de momentos especiais.

 

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Edição: Natália Huber, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-4306

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes