Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artigo científico sobre Eletrificação Espontânea em impressão 3D é premiado e publicado internacionalmente



O artigo científico “Direct observation of electrostatic charging in 3D printing” (em portugês, “Observação direta do carregamento eletrostático em impressão 3D”) foi publicado na prestigiada Revista Nature Communications e ganhou 4 premiações. O trabalho foi desenvolvido por Ezequiel Lorenzett, egresso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo como co-autor Yan A. S. da Campo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Física (PGFISICA) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), e como correspondente Thiago A. L. Burgo, professor egresso do CCNE. 

O estudo foi pioneiro na observação do fenômeno de eletrificação espontânea em objetos de impressão 3D, que consiste no acúmulo de cargas elétricas (tanto positivas, quanto negativas) na superfície das impressões. Esse “mosaico de cargas” pode chegar a milhares de volts e, ao longo da pesquisa, apresentou um grande potencial em aplicações tecnológicas, bem como alguns riscos que demandam cautela. A impressão 3D ganhou popularidade na última década e, apenas recentemente, revelou ser mais que um modo de fabricação, mas também um novo ambiente para estudar e explorar a ciência fundamental e aplicada. 

Essa descoberta abre novas possibilidades para o desenvolvimento de sensores, coletores de energia elétrica, eletretos e geração de energia limpa. Entretanto, o carregamento eletrostático pode causar danos a equipamentos eletrônicos sensíveis, adesão indesejada de partículas e até acidentes industriais. É um espaço de conhecimento recente que ainda necessita de muito estudo e acompanhamento para garantir o melhor desempenho e segurança da tecnologia, como relatou o primeiro-autor Ezequiel: “Esse trabalho traz novas perspectivas para pesquisas em impressão 3D, eletrostática e materiais inteligentes, que certamente vão inspirar e direcionar investigações nos próximos anos“.

No ano de 2022, o trabalho intitulado “Electrostatic Charged Functional 3D Printed Materials”, que posteriormente transformou-se no artigo, totalizou 4 premiações no XX B-MRS Meeting (encontro anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais). Cada autor recebeu o Prêmio Bernhard Gross, como um dos 5 melhores trabalhos apresentados, e o Prêmio ACS Publications Best Poster Prize de melhor pôster apresentado no simpósio Functional Surfaces: Manufacturing, Measuring and Performance. 

Além das premiações, o estudo foi publicado na Revista Nature Communications, veículo de divulgação científica de alta qualidade conhecido mundialmente por promover avanços significativos em diferentes campos de estudo das ciências naturais. O doutorando Yan da Campo ressaltou a relevância dessa conquista: “(…) para além dos resultados publicados em uma revista tão prestigiada no âmbito científico, o artigo reforça a importância da pesquisa de ponta desenvolvida dentro da universidade pública”. 

O reconhecimento e a valorização da pesquisa científica em âmbito mundial revela como a UFSM gera profissionais e estudos distintos. O Prof. Thiago, autor correspondente, afirmou que “Esse trabalho, fruto de uma semente plantada em Santa Maria, com o apoio do CCNE, mostra que a ciência feita em universidades públicas pode abrir caminhos inéditos”. 

O Centro de Ciências Naturais e Exatas reconhece a produção de conhecimento de qualidade desenvolvida e parabeniza todos os envolvidos na pesquisa.

O artigo completo pode ser acessado aqui.

Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-6331

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes