Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ossos do Ofício: uma série CAPPA

Episódio 2: dissertação de mestrado de Jhonata Martins que estuda a Anatomia pós-craniana do Siriusgnathus niemeyerorum



Desde pequeno, Jhonata Henrique Araújo Martins tem interesse em entender o mundo animal e a evolução dos vertebrados. Agora, um jovem adulto, ele cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação (PPG) de Biodiversidade Animal, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e desenvolve a dissertação “Anatomia pós-craniana de Siriusgnathus niemeyerorum (Eucynodontia: Traversodontidae) do Triássico Superior do Brasil”. 

Jhonata é Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), na cidade de São José do Rio Preto (SP). Durante a graduação, ele iniciou seus estudos paleontológicos ao trabalhar com alguns elementos fósseis de dinossauros saurópodes, popularmente conhecidos por terem o pescoço muito longo.

Sua pesquisa de Mestrado busca compreender as mudanças evolutivas do grupo de cinodontes chamado Traversodontidae, que, após milhões de anos, levou ao surgimento da nossa linhagem de mamíferos. A dissertação estuda o esqueleto pós-craniano do Siriusgnathus niemeyerorum e tem como objetivo descrever elementos inéditos da espécie e trazer novas informações sobre o grupo. Entre as atividades, Jhonata realiza a procura e escavação dos fósseis, a preparação do material em laboratório, a modelagem 3D e a descrição dos elementos. 

Durante o mestrado, ele teve oportunidade de aprimorar suas habilidades na reconstrução da Paleobiologia, que podem ser aplicadas, não apenas nos cinodontes, mas a quaisquer outros grupos de organismos fósseis. Além disso, Jhonata ressaltou que esses estudos podem ajudar a encontrar caminhos para aprimorar a conservação das espécies que residem no território de Santa Maria e da Quarta Colônia. 

“Estar aqui no CAPPA, tendo acesso a todas as ferramentas ao meu dispor e, inclusive, aos fósseis, contribui ainda mais para minha curiosidade em compreender o passado do nosso planeta”.

O mestrando ressaltou a importância de desenvolver pesquisas paleontológicas, não apenas para fomentar o turismo e incentivar a busca pelo aprendizado, mas também para entender o passado histórico e pré-histórico da região: “Minha pesquisa permite, assim como outras em Paleontologia, reconstruir um pouco do que foi a biodiversidade do passado”. 

Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-6602

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes